Saúde

ÁGUA DA REDE – Beber sim ou não?

No consumo de água da rede, as etapas de tratamento de águas obedecem a uma regulamentação e controlo apertado afim de garantir a saúde publica dos munícipes. Os registos das analises laboratoriais efectuadas, comprovam a sua potabilidade.

ÁGUA DA REDE, BEBER SIM OU NÃO?

Sim. É uma água muito controlada, podendo ser consumida com segurança. Para além de não oferecer riscos para a saúde publica, e aos mesmo tempo mais económica e amiga do meio ambiente.


Ilustração: Mapa apresentado por Center for Desease Control and Prevencion

BENEFÍCIOS DA ÁGUA DA REDE

. Saúde publica

Como é uma água potável, logo o cloro que muitas vezes detectamos através da cor, cheiro e sabor, tem um papel importante. Garante a desinfestação com a eliminação de microrganismos que prejudicam a saúde.

. Amiga do meio-ambiente

A água pode ser consumida diretamente das torneiras, evitando as garrafas de plásticos ou vidros, que como sabemos nada tem de ecológico para o nosso planeta.

. Mais barato

Como sabemos a agua canalizada de rede é bem mais barata, do que qualquer outra forma de armazenamento ou consumo.

COMO AJUDAR A ELIMINAR O CLORO?

Como sabemos o cloro é essencial no tratamento água da rede, mas para minimizar o sabor, cor e aspeto turvo da água pode, deixar a água repousar cerca de 10 minutos, num recipiente antes de consumir e num local fresco. Desta forma o cheiro e a cor turva, vai desaparecer e ficar muito mais agradável para se beber.

FILTRAR A ÁGUA DA TORNEIRA

de um modo geral a água da nossa rede é de boa qualidade, claro que existe diferenças tudo depende de cada zona. Pode filtrar a agua com garrafas ou jarros próprios para o efeito (há venda no mercado), por valores na ordem dos 20 euros.

QUAIS AS VANTAGENS DE FILTRAR A ÁGUA DA REDE

. Melhora o sabor

. Reduz o calcário

. Rápido com o filtro na garrafa ou jarro, demora apenas alguns segundos

. Ecológico

FERVER A ÁGUA

Mesmo sendo água de rede e com filtro, se o consumo for direcionado para pessoas idosos, ou bebés, ferver a água é sempre uma mais valia. Isto porque quando o liquido está a ferver, elimina-se através da evaporação algum micro-organismo ou químico.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.