Prisão de ventre, causa, tratamento e tipos

A retenção de fezes no intestino tem um tempo normal entre as 24 e 72 horas após a ingestão dos alimentos, se sofreu de prisão de ventre sabe o desconforto que causa. Saiba como combater o intestino muito preso, a obstipação pode ser atónica ou obstrutiva, é importante perceber as diferenças, sintomas e tratamentos para cada uma delas.

PRISÃO DE VENTRE

Pode ter dias seguidos ou até semanas sem ir á casa de banho, quanto mais tempo tiver o intestino preso pior. É bom que leve este problema muito a sério, pois é muito maléfico para a saúde, destaca-se o cancro do intestino e a intoxicação constante do organismo.

PRISÃO DE VENTRE SINTOMAS

. Dificuldade em obrar;

. As fezes são muito duras e secas;

. Inchaço e dor abdominal;

. Irritação e mau humor;

. Hemorroidas e fissura no ânus;

. Sangue nas fezes;

ALIMENTOS PARA PRISÃO DE VENTRE

Antes de apresentar os melhores alimentos que devem fazer parte da dieta para intestino preso, é importante ter conhecimento que os alimentos crus ou integrais, são sempre melhores que os cozinhados e refinados. A água tambem é fundamental ou mesmo até a mais importante, devemos beber bastante água mesmo sem vontade, ela ajuda e facilita a circulação pelo intestino das fezes. Os melhores alimentos que ajudam, no bom funcionamento da flora intestinal são:

. Os vegetais ( especialmente os crus utilizados em saladas);

. As frutas (comer com a casca);

. Os cereais integrais;

. Trigo (gérmen e farelo);

. Várias sementes (linhaça, chia, pevide de abóbora);

. Iogurtes (em especial os probióticos);

. Muita água;

TIPOS DE OBSTIPAÇÃO

A osbstipação pode ser atónica ou obstrutiva, é essencial conhecer as diferenças, tratamentos, causas e dieta a aplicar em cada caso.

. Obstipação Atónica

Este problema é conhecido como intestino preguiçoso, existe fezes mas quase não há vontade de defecar. Na maioria dos casos este tipo de obstipação afeta principalmente, os idosos,  obesos, pós-cirúrgico e grávidas. As causas podem ser várias tais como, falta de alimentos que soltam o intestino e a ingestão de poucos líquidos. Para ajudar a regular o funcionamento intestinal nesta situação, coma refeições saudáveis, ricas em fibras e pobres em gorduras, o repouso e relaxamento tambem tem um papel importante, já a ingestão de frutas e vegetais, sumos naturais e água é uma regra prioritária, juntamente com a prática de exercício físico. Se a obstipação atónica aparecer, lembre-se que de forma natural pode combater o problema comendo laranja, kiwi e ameixas pois tem propriedades laxantes.

. Obstipação Obstrutiva

Este tipo de prisão de ventre é muito mais grave, e está associado na maioria das vezes a tumores no intestino que dificultam a passagem das fezes. Neste tipo de problema o tratamento quase exclusivamente a cirurgia, obrigando a ter cuidados nutricionais e uma alimentação muito própria.

INTESTINO PRESO O QUE FAZER

. A água e o exercício física

Fazer caminhada em passe acelerado 20 a 30 minutos, deve beber pelo menos cerca de 0,5 l em cada caminhada. O exercício estimula o músculo e a água amolece as fezes existentes no intestino, desta forma o exercício e a água vai estimular o intestino a trabalhar.

. Alimentos que soltam o intestino

De prioridade a determinados alimentos tais como, fruta com casca, legumes e vegetais.

DICA

Coloque um banquinho pequeno debaixo dos pés, quando vai à sanita defecar, ajuda a ter uma posição mais saudável e natural no ato. Apresentamos o link sobre o assunto:

PRISÃO DE VENTRE – diga não aos laxantes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *