Quando justifica usar aparelho auditivos

O aparelho de audição atualmente é muito pequeno e discreto, ele é colocado diretamente no ouvido e vai ajudar na dificuldade auditiva aumentando o volume do som. A surdez por motivos do envelhecimento é a causa mais comum, conhecida pela surdez do idoso ou no mundo cientifico por Presbiacusia. A surdez por motivo do avançar da idade, caracteriza-se pela perda de audição nos dois ouvidos de forma progressiva e acentuando-se ao longo da vida, para evitar o impacto que a dificuldade auditiva tem na qualidade de vida das pessoas mais idosas, existem os aparelhos auditivos. No entanto é preciso saber quando e como os deve usar, uma vez que existe uma serie de marcas com muita publicidade.

PERDA AUDITIVA SINTOMAS

Os sintomas são muito generalistas, só após uma consulta com o médico é que se pode avaliar quantitativamente a capacidade de ouvir. No entanto deixamos-lhe aqui alguns pontos que normalmente, indicam com alguma certeza problemas de audição:

. Entender o que outras pessoas estão falando;

. Frequentemente aumenta o volume de som do rádio e da TV;

. Sente dificuldade em ouvir ao telemóvel;

. Tem muita dificuldade em entender as palavras quando é mais que uma pessoa a falar

APARELHO DE AUDIÇÃO

Estes aparelhos colocados diretamente no ouvido cada vez são mais discretos, a ampliação do som permite ganhar qualidade de vida e não se sentir á parte na comunicação. Para além das pessoas mais idosas, tambem é usado em pacientes que sofreram acidentes ou lesões no ouvido, como o rompimento do tímpano.

COMO E QUANDO USAR O APARELHO AUDITIVO

Para saber quando usar aparelho auditivo, é necessário ir a uma consulta da especialidade otorrinolaringologia. O médico através da analisar os resultados dos exames que solicitou, vai saber e informar qual o grau de surdez, pode ir de uma escala de leve a profundo. Assim desta forma o especialista, pode aconselhar na escolha do melhor e mais adequado aparelho.

SURDEZ CONGÉNITA E O APARELHO AUDITIVO

Infelizmente para este tipo de perda auditiva em nada serve o aparelho, uma vez que o problema surge logo quando a criança nasce. A forma de comunicação ensinada é a linguagem gestual, a qual é bastante divulgada mas ainda assim em muitos serviços públicos e não só, não existe funcionários que saibam comunicar gestualmente, nem oferecem qualquer tipo de suporte de apoio.

VALOR DE APARELHO AUDITIVO

Depois de estar bem informado por parte do otorrinolaringologista, vai poder encontrar no mercado um numero quase interminável de ofertas, com preços muito variados e diversas marcas. Desta forma aconselhamos alguns pontos fundamentais antes da compra, tais como:

. A relação de preço e qualidade;

. A recolha de opinioes com alguem conhecido ou consulta de foruns sobre a matéria;

. Garantia do aparelho;

. Manutenção garantida, afinação e pequenos ajustes;

. Durabilidade e consumo da pilha ou bateria;

. Por fim e não menos importante que os pontos anteriormente referidos, a loja ou a marca deve deixar exprimentar o tipo de aparelho pertendido por um periodo de tempo, sem compremisso de compra.

LIMPEZA E MANUTENÇÃO DO APARELHO

. Manutenção

Mesmo no aparelho auditivo mais moderno, a manutenção e sua limpeza é fundamental para o bom desempenho do mesmo. A manipulação deve ser cuidada uma vez que são muito frágeis, estando fora de questão apanhar água ou cair ao chão. Mesmo se o aparelho dos ouvidos estiver a funcionar bem, deve pelo menos duas vezes por ano ser revisto na loja.

. Limpeza

A limpeza mais profunda deve ser feita pelo menos uma vez por mês, ou sempre que o utilizador sente que não está a ouvir bem, pois o tubo do aparelho pode conter cera no interior. Para iniciar a limpeza vai começar por desligar o aparelho, em seguida separar a parte electrónica do molde de plástico. Limpar o plástico com um produto próprio e em seguida com uma bombinha aspirar toda a humidade que possa existir. Por fim limpar tudo com um paninho do mesmo tipo que se utiliza para a limpeza de óculos, assegurar que o aparelho está bem seco e livre de humidades.

. Mudar a pilha

Geralmente as baterias do aparelho auditivo duram cerca de 10 dias, mas esta durabilidade depende da utilização e marca. A maioria dos aparelhos tem um avisador sonoro para quando a bateria está a chegar ao fim, normalmente a troca de bateria é muito fácil, utiliza-se um íman para desencaixar a mesma.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *