Comida crua, perigos e dicas

A comida crua está na moda, seja pratos de carne ou peixe a verdade é que existe uma grande variedade de pratos espalhados pelo mundo. É preciso ter muito cuidado com a comida crua, é verdade que a maioria dos alimentos são mais nutritivos em cru mas por sua vez são mais perigosos para a saúde, sendo os problemas mais comuns a virose e infeções. A importância de escolher bons restaurantes é fundamental pois a intoxicação alimentar é um risco sério, estes devem garantir condições de higiene, conservação e frescura dos alimentos.

perigos da comida crua

PRATOS DE PEIXE CRU

O pescado deve ser fresco e consumido rapidamente, se assim não acontecer deve ser congelado imediatamente. Muitas pessoas não sabem mas a maioria dos microrganismos não morrem no congelador apenas ficam inativos, por isso todo o cuidado é pouco. Pratos de peixe cru como o sushi ou o ceviche, este ultimo tem origem peruana e é marinado com sumo de limão ou outros citrinos que acabam por ter um papel bactericida. No prato de sushi, adicionar wasabi sobre o peixe para além ter desempenhar a função antifúngica tambem é excelente para ajudar no processo digestivo.

PRATOS DE CARNE CRUA

Para as pessoas que não despensa os pratos como bife tártaro ou carpaccio, confecionados á base de carne bovina crua ou mal passada, esta deve ser bem fresca e conservada no frio até ao seu consumo. A excelente conservação da carne é fundamental em pratos como o carpaccio (prato origem italiana), uma vez que temperos como azeite, vinagre e mostarda favorecem o aparecimento de bactérias devido á sua riqueza em hidratos de carbono.

DICAS

. Carne de porco e aves, devem atingir cerca de 75ºC na sua confeção durante pelo menos 4 minutos;

. A carne de vaca deve na sua confeção atingir pelo menos 70ºC;

. Hambúrgueres ou salsichas na sua preparação tambem devem atingir os 70ºC;

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *