Beber leite, sim ou não?

Nos tempos modernos deixando de fora logicamente os produtores de leite, surgem cada vez mais duvidas sobre os leites. Muito se escreve e fala sobre este produto, no entanto as duvidas continuam sobre o seu consumo, daí os especialistas nutricionais e a classe médica ser constantemente bombardeada com a pergunta “beber leite, sim ou não?”

Apesar da história do leite ser muito antiga e durante o nosso crescimento, sempre ouvir-mos dizer que o seu consumo diário tinha muitas vantagens, este alimento nos tempos atuais está a levantar muita controvérsia em relação ao seu consumo.

Existem muitos adultos que não tem a enzima responsável para digerir a lactose, estima-se que os valores desta intolerância a nível mundial é de 70% e em Portugal perto de 40%.

1

CONSUMO DE LEITE

O leite é muito rico em minerais, na nosso dieta ocidental é umas das principais fontes de cálcio para o organismo. Como tal deve-se beber em quantidades moderadas, nunca exagerar no seu consumo mesmo que saiba bem.

PRINCIPAIS MOTIVOS DA CONTROVÉRSIA AO CONSUMO

. Estudos revelam que tem efeito nefasto no aumento de cancro da próstata e ovário, no entanto segundos os investigadores se for leite magro não aumenta os riscos;

. Cientificamente ainda não se conseguiu provar que o consumo de leite, diminui a osteoporose e assim menores riscos de fraturas;

LEITE MAGRO OU MEIO GORDO?

O leite magro sem duvida que é a melhor opção, uma vez que há uma diminuição significativa de gorduras que podem levar ao aumento do colesterol. O leite magro tem praticamente as mesmas quantidades de proteínas e minerais que o meio gordo, por isso de preferência aos leites magros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *