Castanhas, dieta de São Martinho

A castanha está associada a fortes tradições, a época alta do consumo é na altura do São Martinho mas atenção ás calorias. A castanha é muito nutricional, com enormes benefícios para a saúde, mas no entanto é importante saber quantas calorias tem uma castanha, bem como a agua-pé que acompanha muito bem, isto para manter a dieta equilibrada e não atribuir culpas ao São Martinho.

assar castanhas

A CASTANHA

O castanheiro é a árvore que oferece este fantástico e saboroso fruto classificado de amiláceo, devido a ser rico em amido. A castanha tem muito pouca gordura mas com altos níveis de proteína e fibra.

QUANTAS CALORIAS TEM UMA CASTANHA?

Vamos calcular aproximadamente as calorias de um dúzia de castanhas, que em peso ronda as 100 gramas e são cerca de 200 calorias. Para quem quer manter a linha e é rigoroso com a dieta, talvez meia dúzia seja mesmo o mais indicado e de preferência entre refeições ou então como lanche.

BENEFÍCIOS DAS CASTANHAS

. Rica em minerais essenciais;

. Complexo de vitaminas;

. Fibras, que ajudam no controle dos níveis de glicose no sangue e no transito intestinal

CASTANHAS NO MICROONDAS

Comece por dar um corte nas castanhas, depois passe-as por água e salpique-as com sal já colocadas num pirex. Em seguida coloque no microondas e deixe cozer durante 5 a 6 minutos (até a castanha ficar douradinha) a uma temperatura 700W.

CONSERVAÇÃO DA CASTANHA

A conservação deste fruto deve ser num local seco, fresco bem espalhadas. Não as deixe dentro de sacos plástico pois estragam-se rapidamente ganhando bolor e bichos, exceto se as guardar no congelador em saco plástico (com um furos) duram cerca de 3 a 4 meses.

ÁGUA-PÉ

Para terminar não podemos deixar de falar nesta bebida que sabe tão bem juntamente com as castanhas, mas aqui tambem a moderação impera. A água-pé tem um teor alcoólico menor que o vinho, o dia de São Martinho quase que exige um copo, mas para quem é rigoroso na dieta acaba por ser desaconselhada.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *