Hérnia discal, sintomas e tratamentos

O que é uma hérnia discal?

É um problema na coluna vertebral humana muito comum na zona lombar e cervical, isto porque são regiões que normalmente suportam maior carga e estão sujeitas a muito movimento. Mas para se perceber melhor este problema na coluna vertebral de maneira resumida e simplificada, a coluna é constituída por 24 ossos individuais empilhados e separados por umas almofadas de cartilagem que funcionam como umas almofadas de amortecimento chamados discos. A hérnia discal deve-se a um rompimento de um ou mais desses discos, ou quando saiam do lugar afetando o nervo que passa no meio da coluna vertebral causando muitas dores.

DIAGNÓSTICO 

Existem parâmetros padrão que o seu médico vai utilizar para realizar um diagnostico de numa hérnia discal, que são:

. Sintomas do doente;

. Histórico clínico;

. Atividade profissional;

.Observação médica (reflexos, forma de andar, força muscular, sensibilidade nos membros)

CAUSAS

Não se pode afirmar que este ou aquele fator foi causador do problema do doente, mas sabe-se que existem diversos fatores que contribuem para as causas, por exemplo:

. Avançar da idade;

. Trabalho pesado;

. Excesso de peso;

. Postura incorreta sentado ou em pé;

. Lesão traumática em acidente

SINTOMAS DE HÉRNIA DISCAL

Na esmagadora maioria das vezes o paciente que tem uma hérnia discal sente dores fortes, embora possa existir uma pequena percentagem que tem o problema e não tem sintomas.

. Zona lombar

Dor na zona lombar e nas pernas, formigueiro e por vezes falta de força.

. Zona cervical

Para além da dar na cervical, tambem os membros superiores, nuca e ombros são afetados. Tambem aqui a sensação de formigueiro pode aparecer e a súbita falta de força.

TRATAMENTOS 

Os tratamentos podem passar por sessões de fisioterapia, algumas terapias alternativas como é o caso da acupuntura, medicamentos (via oral ou injetáveis) que vão do analgésico até aos esteróides. Por ultimo existe a cirurgia, que para algumas pessoas é a melhor solução mas isso só quem passa pelos problemas e se informa com os profissionais é que sabe, exigindo cerca de 1 mês de recuperação até iniciar a vida normal.

AS MELHORES POSIÇÕES PARA DORMIR

Existem duas posições ideais para dormir e proteger a coluna vertebral, pode optar por dormir de lado com as pernas ligeiramente fletidas e uma pequena almofada entre os joelhos.

Posição ideal para dormir

Se preferir dormir de barriga para cima coloque uma almofada por baixo dos joelhos com as pernas ligeiramente arqueadas afim de ajudar a relaxar a coluna.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *