Saúde

Peito escavado, diagnostico e tratamentos

O peito escavado também conhecido pela classe médica como Pectus Excavatum, é uma lesão com alguma frequência que afeta mais o sexo masculino que feminino. O peito escavado caracteriza-se por um aprofundamento no esterno, podendo o problema passar despercebido em criança mas com o crescimento e aparecimento da adolescência o “buraco” aumentar no centro da caixa torácica e o aspeto do peito pode ser simétrico ou nem por isso. O problema do pectus excavatum para além da estética pode evoluir para situações mais graves, perturbando o bom funcionamento de órgãos vitais, como o coração e pulmões. As notícias são boas para jovens com este problema, a cirurgia está muito desenvolvida nesta área e existe actualmente tratamentos com resultados fantásticos, permitindo ficar com as paredes do tórax perfeitamente corregidas.

Antes e depois da cirurgia de correção.
Antes e depois da cirurgia de correção.

PROBLEMAS COM PECTUS EXCAVATUM

Esta deformidade torácica é cerca de 4 vezes mais frequente no sexo masculino, e podem ter consequências físicas e psicológicas.

. Consequências físicas

O peito escavado caracterizado pelo afundamento ou depressão do esterno se não for corregido, pode interferir ou causar sintomas em órgãos principais situados no interior da caixa do tórax. Este problema não é raro e em quase 40% dos casos a sua origem é familiar, ainda relativamente á poucos anos o pectus escavatum, era considerado um problema quase meramente estético. Hoje em dia a correcção do PE é quase imprescindível para os jovens, até porque pode desenvolver e apresentar sintomas graves tais como:

. Possíveis problemas cardíacos;

. Possíveis problemas pulmonares;

. Problemas na auto-estima devida há aparência;

. Postura incorrecta, causando deformação na coluna vertebral;

. Consequências psicológicas

As pessoas afetadas com pectus excavatum, sofrem na sua auto-estima. As alterações corporais, criam uma imagem negativa, podendo causar repercussões psicológicas e sociais graves. Pessoas que sofrem do problema, tem tendência a esconder a deformidade, evitando a ida a praia, piscina, ginásio e muito mais. Em situações mais extremas, poderá até existir situações de pensamentos com tendência suicida.

DIAGNÓSTICO DO PEITO ESCAVADO

Antes de se optar pelo tipo de tratamento, é necessário realizar um profundo diagnóstico médico, para se perceber o nível do problema e qual a melhor opção de tratamento. O diagnóstico é feito da seguinte forma:

. Uma observação do tórax por parte do especialista;

. Rx ao tórax;

. Uma TAC á região torácica;

. Avaliação cardiológica, se for criança ou jovem deve ser feita por cardiologista pediátrico;

. Provas de esforço e respiratórias;

TRATAMENTOS DO PECTUS EXCAVATUM

Depois da avaliação através do diagnóstico e os especialistas perceberem o grau da deformação, o funcionamento do coração e a capacidade respiratória do paciente é altura de realizar o melhor tratamento para o peito escavado. Os tratamentos dividem-se em:

Tratamento com bomba de vácuo.
Tratamento com bomba de vácuo.

. Tratamento não invasivo

Por exemplo o tratamento do PE com o aparelho Vacuum Bell construído em silicone, consiste na utilização de uma bomba de vácuo, a qual ajuda a puxar para fora a deformação. Existem três tamanhos diferentes, há também duas formas anatómicas diferentes caso seja para aplicar em homem ou mulher.

Barra para correção visível no RX.
Barra para correção visível no RX.

. Tratamento invasivo (cirurgia)

Uns anos atrás a cirurgia tinha um risco muito mais elevado, pois a técnica utilizada era a toracotomia (Ravitch). Esta técnica cirúrgica consistia numa grande incisão com retirada da grelha costal com deformação. Atualmente utiliza-se a técnica de Nuss, este procedimento é muito menos invasivo, é feito apenas 2 pequenas incisões onde é introduzido uma ou duas barras de aço com apoio de uma microcâmara. A barra vai elevar a cartilagem com deformação e ai permanece cerca de 3 anos. A cirurgia Nuss tem uma duração média de 1 hora 30 minutos, com riscos muito controlados e resultados fantásticos. O paciente no primeiro mês e meio tem que ter alguns cuidados, como por exemplo não levantar ou deitar sozinho, quando se virar rodar o corpo todo ao mesmo tempo, mas ao fim de cerca de 4 meses após a cirurgia pode realizar a sua vida normalmente tanto profissional, desportiva ou em laser.

PREÇOS DO TRATAMENTO PEITO ESCAVADO

. Em Portugal a cirurgia com técnica Nuss tem um preço médio de 5000€. Não se pode esquecer dos gastos do acompanhamento ao longo dos 3 anos e depois para retirar a barra.

. No Brasil esta técnica de colocação da barra no tórax, tem valores estimativos de 10000 reais

44 Comments

  • admin

    Existe uma equipa muito boa no Hospital da Cuf descobertas na expo em Lisboa. Tente contactar ou marcar uma consulta com a Drª Cristina Borges (pediatra-cirurgião), especialista nessa área.

  • Elsania Moreira

    Olá meu nome e Elsania eu tenho um filho com o peito escavado o nome dele é Gabriel, ele sofre muito com isso, ele tem baixa estima e dificuldades de se relacionar por vergonha do peito escavado e se não bastasse ele tem vergonha da baixa estatura. Por favor alguém ajuda meu filho pois não tenho condições e não suporto mais ver ele sofrendo. Meu contato (61) 32018172

  • Carina

    O meu filho tem este problema ta com om 13 anos,e fem apresentado sintomas que m assustam!é possível ser operado ja com ssta idade ?!

  • admin

    Existe alguns médicos em Portugal que trabalham nesta área pediatria.Temos por exemplo opiniões e testemunhos recolhidos muito positivos da Drª Cristina Borges(cirurgia pediátrica) profissional no Hospital da CUF descobertas em Lisboa. Recolha uma opinião junto desta equipa de profissionais, mas quanto mais cedo melhor para fazer a correção.

  • Magda Miguel

    Meu filho de 13 anos também tem este problema. Há 6 meses levei-o ao ortopedista que recomendou RPG, pilates e o uso de uma órtese chamada CDT II (compressor dinâmico torácico) durante os exercícios. O problema é que nesta idade eles querem fazer musculação, o que não é recomendado ainda. Ele faz o pilates com muito desânimo. Nesta semana a professora de pilates recomendou que procurássemos outras opiniões médicas, porque no seu ponto de vista a órtese atrapalha na execução e no objetivo dos exercícios. Eu sempre pesquiso na internet para buscar mais informações. Outro dia encontrei artigo no programa Bem Estar sobre um adolescente com este problema que estava usando um dispositivo de sucção chamado vacuum bell. Entrei em contato com ele pelo facebook, que me respondeu dizendo que seu afundamento de tórax realmente diminuiu bastante com o uso contínuo deste método por 2 anos, mas que ele era cobaia de uma pesquisa do Hospital de SP. É muito triste ver como este problema atrapalha a vida dos nossos filhos. Mas não podemos desanimar, vamos manter contato. Meu e-mail é magda.miguel@hotmail.com
    vejam o link que encontrei sobre este assunto: http://pectus.drmalucelli.com.br/tratamentos/orteses-de-compressao-externa/

  • brendon da silva pio

    olá meu nome e brendon e tenho esse problem de peito escavado queria saber qual o melhor hospital para se pedir ajuda

  • jackeline silva

    Isso meu nome é jackeline eu tenho o peito escavado desde criança isso me incomodou muito tinha vergonha de ficar de biquíni mas o meu tórax não é tão profundo.
    Hoje faço tudo com mais tranquilidade sou casada tenho 22 anos tenho vontade de engravidar mas tenho medo que possa a vim ter alguma complicações para mim ou para o bebê,eu gostaria de saber se eu posso engravidar?

  • Carla

    Oi queria saber se o peito escavado em meninas na puberdade, mulheres em geral, interferem no crescimento dos seios?

  • sonia faustino

    Boa noite
    O meu filho com 14 anos descobri a 5 meses que tinha o percus escavatum procurei ajuda no hospital da cuf e marquei consulta par a Dra. Cristina Borges e ela encaminhou-me para o Hospital da Estefânia em lisboa e ela é que encaminhou para todos os exames também teve que ir a consulta de Coração ao Hospital de santa Marta e agora vai este mês a dra Cristina Borges para marcar a cirurgia para final de junho e ainda vai também a uma consulta de Genética . A operação é colocar uma prótese nas costelas durante 3 anos. Não se paga nada através da sns.

  • Diego

    Oi meu nome e Diego
    Eu tenho mesmo problema.
    Queria saber es possivel realiza cirurgia tenho 25 anos, moro aqui na Alemanha.
    E tenho família no Brasil. Na epoca descobrir meu caso nao tinha cirurgia so no USA,

    Queria informações ser aqui na Alemanha tem equipe médica nesta área ou no Brasil.!?

    Obg pela informações.

  • Luciano Alves

    Olá meu nome e Luciano…. também tenho este problema de peito escavado e não sei oque fazer… acabei de descobrir.

  • Maria iranize

    Olá me chamo iranize, meu filho de 16anos se chama Patrick, e tem o mesmo problema peito escavado eu percebo que ele tem muita vergonha por ser assim, só fica sem blusa dentro de casa. Mas se chegar alguém de fora ele logo veste ablusa novamente, por favor preciso muito de ajuda para o meu filho. Quem poder nos ajudar eu agradeço muito.

  • Aparecida das Dores do Carmo

    Aqui em São Paulo,Hospital das Clinicas com Dr.Jose Ribas Milanez especialista em cirurgia torácica .e só procurar pela internet .

  • DANIEL

    BOA NOITE
    TAMBÉM GOSTARIA DE FAZER A CIRURGIA DE NUSS
    SOU DO NORTE DO BRASIL E GOSTARIA DE SABER UM
    HOSPITAL MAIS PRÓXIMO DE MIM QUE PODE FAZER ESSA
    CIRURGIA DE NUSS.
    MEU SONHO E VOLTAR A ANDAR SEM CAMISA DE NOVO
    NA PRAIA…

  • DANIEL

    BOA NOITE
    TAMBÉM GOSTARIA DE FAZER A CIRURGIA DE NUSS
    SOU DO NORTE DO BRASIL E GOSTARIA DE SABER UM
    HOSPITAL MAIS PRÓXIMO DE MIM QUE PODE FAZER
    ESSA CIRURGIA DE NUSS.
    MEU SONHO E VOLTAR A ANDAR SEM CAMISA DE NOVO
    NA PRAIA…

  • paulo

    Tenho esse problema e gostaria de saber se em recife pe tem algum médico que realize esse tratamento cirúrgico aqui.

  • Erika

    Meu filho fez esta cirurgia com 15 anos e ontem retirou a barra. Resultado fantástico. Excelente equipe sob a supervisão do dr. Agnaldo Ferreira Eisenberg em Belo Horizonte /MG. Atende em vários hospitais. Indico a cirurgia e o médico.

  • Jorge

    Boa tarde. Tenho esse problema e gostaria de saber se indicam algum lugar em São Paulo onde posso tratar. Obrigado

  • Marina

    Minha filha tem 5 anos e tem o peito escavado. Gostaria de saber se o tratamento com o vácuo melhora o caso dela ou se é apenas cirúrgico. Gostaria de uma indicação de um profissional especializado em São Paulo. Muito obrigada

  • Elisangela Belem

    Tenho uma filha de 16 anos…
    Moro no entorno de Brasília ela tem peito escavado e afeta sim no crescimento dos seios um e normal o outro e deformado por causa do problema…alguém conhece algum médico especialista nessa area em brasilia ou goiania…por favor me ajudem ando angustiada por isso..

    Ela tem vergonha pois está muito visível o problema dela..

  • Rafael

    Tenho Esse poblema e Gostariaa De Saber Algum Lugar Em Sao Pauloo Q Eu Possa Fazer Essa Cirurgia .. Se alquem Soube Algum Lugar

  • Rafael

    Algum lugar Em Sao Pauloo Q Eu Possa Fazer Essa Cirurgia .. Alquem Sabe Algum Lugar

  • Marcus Silveira

    Sou da região de Porto Alegre e tenho 39 anos e no meu caso a depressão ficou mais aparente por causa da musculação, por isso, gostaria de saber como faço para começar o tratamento com o Vacuum Bell, pois acredito que o meu caso não é recomendado cirurgia por não apresentar uma grande depressão.

  • Rodrigo

    Diego ai da Alemanha temos a mesma idade e também vou procurar ajuda médica.. caso queira entrar em contato ta ai meu email pois como temos a mesma idade poderíamos ajudar um ao outro com as informações colhidas por ambos… Meu email Rodrigo.guigo230@gmail.com lá te passo o meu whats … Sorte para nós

  • Danilo Amorim

    Boa noite! Tenho 23 anos e sou de São Paulo, alguém poderia me indicar um hospital que eu possa fazer essa cirurgia?
    Grato!
    Meu e-mail: danilomeira.amorim@gmail.com

  • edna

    Ola meu filho tem o peito escavado, me ajudem por favor moro em são paulo como faço para passar ele o medico. segue meu email. edna.rique@gmail.com

  • Mary

    Veja na rede publica consulte um clinico e ele te indicará um medico fisiologista que irá avaliar e indicar o tratamento mais adequado , Meu filho tem este problema que só apresentou após os 12 anos, hoje está visivelmente afundado o peito já está incomodando os órgão estão pressionados não aguenta fazer uma caminhada que seja, estamos aguardando o tratamento confiantes.

  • Leonardo

    Sou do RJ tbm tenho esse problema e não tenho esse dinheiro pra fazer essa cirurgia me ajude obg

  • Magda

    Pessoal tem um grupo no facebook chamado pectus excavatum/carinatum q tem muitas informações boas.

  • Catia

    Boa tarde.o meu filho tem quatro anos e tem o peito escavado,eu como mae ja tinha arreparado e fui a meduca de familia aonde ela me disse que era normal.eu nao descansei e fui a um pediatra com o meu filho aonde vai a uma consulta de cirugia de pediatria na estefania.espero que ajudem o meu filho pois ele so tem quatro anos e os colegas da escola ja gizam cim ele se agora e assim imagino daqui a uns anos.

  • Andre

    Eu tenho 30anos e sempre tive esse problema. Faço musculaçao à 10anos e continuo com um peito ridicularmente feio. Culpa dos meus pais e medico de familia que cagou e gozou com o assunto na altura. Por isso aconselho todos os pais e maes a tratarem dos seus filhos convenientemente e nao descorarem o problema por ser meramente estetico na maioria dos casos e “macho que é macho pode ser feio porco e mau” esse pensamento ja era. Tratem do bem estar dos vossos filhos.

  • silas

    meu silas tenho peito escavado quero saber tem tratamento em salvador bahia

  • jonas luiz

    boa noite .
    meu filho tem esse problema também, e sofre muito com complexos. moramos em Santa Catarina, nem sei se tem algum aqui na região, ou até mesmo hospital ou clinica preparados para realizarem essa cirurgia.
    eu estou aqui pra implorar se tem alguém que tenha condições de fazer a generosidade de nos ajudar com esse tratamento, pois somos pobres e não temos condições de sequer pagar uma consulta.
    estou desempregado, fico desde já grato , que deus os abençoe e proteja.

  • Maria Auxiliadora chagas

    Meu filho esta com 17 anos e tambem tem este mesmo problema de peito cavado tenho acompanhado e vejo que a auto estima esya la em baixo ele não vai a praia não toma sol fica muito constrangido quando tem que levantar a blusa sofro em velo assim ele disse que tem alguns tipos de coletes que se usam pra desfarsar um pouco mas acho que nao vai resolver o problema gostaria de saber se pra usar este colete é preciso passar pelo medico e se a cirurgia existe pelo sus tenho medo que possa vir afetar algum órgão. Por favor preciso de ajuda. Se alguem souber de algum cirurgiao em belo Horizonte e o que tenho que fazer pra começar entre em contado por favor

  • Simone

    Oi moro cidade belorizonte Gostaria de saber onde que tem uma clínica ou hospital que trata sobre peito escavado

  • temistocles santos amaral

    bom dia tenho um filho de 14 anos e descobrimos que ele tem peito escavado existe tratamento alem da cirugia e qual hospital tem um especialista aqui em salvador.

  • temistocles santos amaral

    tenho eum filho de peito escavador preciso ajudalo a tem um alto estima , gostaria de saber se em salvador tem medico especializado no asunto

  • Marcio Francisco Sampaio

    boa tarde ,
    Meu nome e Marcio, tenho 44 anos
    moro em londrina PR .
    Eu tenho esse problemas.
    preciso de ajuda pois estou com medo, pois tenho
    problemas de respiração . e doi muito o meu peito
    tenho esse problemas , quero saber como faço para procura ajuda,
    o sus pode custear esse tratamento.
    meu fone : 043-3343-4641
    email: contatouniflair@gmail.com

  • alexandra

    Meu filho apresenta este problema. É possivel conviver assim, sem precisar fazer cirurgia? Este problema pode acarretar ou está relacionado a problemas cardíacos?

  • Maurilio ortônimo de carvalho

    Alguém pode me indicar um especialista em peito escavado em Belo Horizonte MG , tenho uma filha de 11 anos com este problema

  • Manuel

    Enviem e-mail para os contactos da página que tiram as vossas dúvidas!

  • Claudia

    Boa tarde a todos,
    Gostaria de saber se alguém já usou o vacuum Bell nos seus filhos?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.