Vinho do Alentejo, historia e caracteristicas

As grandes planícies e o sol escaldante desta zona sul de Portugal faz com que se produza vinhos de excelência, as vinhas e o amadurecimento dos bagos da uva neste clima e solo faz dos vinhos do Alentejo uma bebida dos Deuses única. Os vinhos do Alentejo estão entre os melhores do mundo, são reconhecidos e bastante medalhados em concurso tanto nacionais como internacionais. O Alentejo cada vez é mais procurado pelo turismo vitivinícolas e gastronómico, este nicho de turismo está em franco desenvolvimento, sugerimos-lhe que realize um rota dos vinho e deixe-se surpreender, com os resultados das cerca de 3000 horas de sol sobre a vinha.   

HISTORIA DO VINHO ALENTEJANO

Na atualidade o Alentejo é a região de Portugal com mais vinho certificado por D.O.C (Denominação de origem controlada), tambem é o vinho que em média por litro tem o preço mais elevado, mas este fenómeno e sucesso inteiramente reconhecido tem poucas décadas. Recuando na história, a produção de vinho nesta zona sempre teve altos e baixos existem alguns vestígios de plantação de videiras antes dos romanos, mas foram estes os verdadeiros impulsionadores da produção do vinho do alentejo. Os romanos implantaram novas ideias e inovações agrícolas, tais como novas ferramentas e ampliaram a fermentação do mosto em talhas feitas de barro. No séc. XVI os vinhos de Beja, Évora e Alvito eram muito apreciados, mas o Marques de Pombal depressa destruiu esse sucesso, dando ordens para que os agricultores do alentejo fossem obrigados a arrancar as cepas de vinha afim de defender e valorizar os vinhos do Douro. Só já nos miados do séc. XIX é que a cultura e produção do vinho começou novamente e de forma muito lenta a ganhar pujança, mas quando o Alentejo estava a ganhar novamente excelência no vinho, surgem revoluções, crises sociais e guerras mundiais, deitando tudo mais uma vez a perder no que toca á vitivinicultura. O renascimento do vinho alentejano só começa novamente nos finais dos anos 40  e principio dos 50, tendo sido na década de 80 (1988) regulamentado as primeiras certificações de denominação de origem de vinho do Alentejo e desde então até aos tempos de hoje, o Alentejo é uma região com vinhos de elevada qualidade, atraindo riqueza e investidores há procura de produtos de excelência.  

ROTA DE VISITAS E PROVA

Apresentamos-lhe uma rota de vinhos alentejanos, deve ter em conta que em alguns espaços requer marcação previa. Sugerimos então que visite:

. Região de turismo de Évora

  Rua de Aviz, nº90

  7000-591 Évora

  Tel.(351)266 742 534

. Rota dos vinhos do Alentejo

  Praça Joaquim António de Aguiar, nº20 e 21

  7001-901 Évora

  Tel.(351)266 746 609

. Região de Turismo S.Mamede

  Estrada de Santana, nº25

  7300-901 Portalegre

  Tel.(351)245 300 770

. Região de Turismo da Planície Dourada 
  Praça da República, nº12 1ºandar

  7800-427 Beja

  Tel.(351)284 310 150 
. Enoteca de Redondo

  Rua do Castelo

  7170 Redondo

  Tel.(351)266 989 210

. Museu Regional do Vinho do Alentejo

  Praça da República

  7170 Redondo

  Tel.(351)266 909 100

CARACTERÍSTICAS DOS VINHOS DO ALENTEJO

. Vinho Tinto

Este vinho tem corpo e é muito equilibrado, a sua cor pode ser um rubi bem definido ou granada. Quanto á aroma e sabor é frutado a frutos vermelhos, já a sua textura é macia, quente, maduro e ter um pouco de adstringência.

. Vinho Branco

O branco alentejano tem uma cor palha ou citrina, com corpo e equilibrado tal como o seu “irmão” tinto. Este vinho de grande qualidade, tem uma aroma e sabor frutado.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *