Cervejeiros, fazer cervejas artesanais

A cerveja artesanal está na moda, calcula-se que em Portugal exista cerca de uma centena de cervejeiros a produzir cerveja para vários gostos. A cerveja caseira deixou de ser um mito e passou a ser uma realidade de qualidade, produzir cerveja artesanal é uma oposição ao fabrico em serie e industrial. A cerveja caseira garante um produto de qualidade elevada e natural, com ausência de conservantes e corantes, pelo que a sua conservação é curta sendo o máximo de 4 meses.
COMO FAZER CERVEJA ARTESANAL
. Kit
Existem kits que permitem fazer cerveja, de uma forma simples e mais barata. Este conjunto de materiais e produtos, permitem dar os primeiros passos neste mundo da cerveja.
. Extrato de malte
Depois de experimentar os kits, naturalmente vai querer evoluir e surpreender seus amigos com paladares e sabores clássicos ou mais radicais.
. Malte em grão
Este processo é o que exige maior conhecimento e cuidado em como fazer cerveja. Também é necessário mais material e equipamento, mas é o que dá mais satisfação e garantia de excelência na qualidade ao seu produtor.
CERVEJEIROS NACIONAIS
Muitos produtores de cerveja artesanal começaram a fazer cerveja por brincadeira em casa, utilizando um panela, alguns tipos de cereais lúpulo e uns quantos litros de água, mas acabaram por realizar alguns investimentos em equipamentos e materiais devido ao prazer na produção, bem como no sucesso do produto final. Estes produtores deixaram de produzir só para os amigos e a micro produção deixou de ser suficiente, daí a que o investimento realizado proporcione maiores quantidades de cerveja artesanal, sempre pensando na alta qualidade do produto sem ser pasteurizado nem filtrado.
CERVEJA ARTESANAL UMA MODA PARA FICAR
Tudo leva a crer que tal como no gin que a moda da cerveja de fabrico artesanal esteja para ficar, existem bares que expõem a cerveja e realizam concursos de cervejeiros artesanais. Apresentamos-lhe algumas das marcas de cerveja artesanal que pode encontrar feitas em Portugal:
. Media e valis
. Toira
. Burguesa
. Maldita
. Vadia
. Sovina
. Amphora
. Deusa
. Letra b
. Aroeira
 
CERVEJA ARTESANAL MALDITA
Esta é das cervejas artesanais mais conhecidas, o seu produtor pretende levar o seu produto de qualidade superior a todos os cantos do mundo. A cerveja Maldita foi premiada internacionalmente, note-se que em apenas 2 anos foi premiada como a melhor da Europa e em 2ª lugar na categoria Dark Beer, o cervejeiro responsável pela Maldita quer levar o seu produto a mesa das pessoas, onde possa ser eleita tal como se faz com um bom vinho.
 
LOJAS E BARES CERVEJEIROS
. Bar Cerveteca
Praça das Flores nº 63, Lisboa
. A Catraio
Rua de Cedofeita nº 256, Porto

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *