Leite e bebidas caseiras alternativas

Cada vez mais pessoas estão a aderir as bebidas alternativas ao leite, nem sempre é por causa da intolerância ao leite mas sim á procura de outros sabores ou simplesmente a vontade de experimentar algo diferente. Conheça as vantagens e desvantagens das bebidas alternativas ao leite, as mesmas podem ser compradas em supermercados ou fazê-las em casa. Neste artigo sobre “leites” caseiros apresentamos-lhe algumas das receitas caseiras de leites vegetais, á base de cereais, oleaginosas e que certamente não vão deixar ninguém indiferente na altura de provar o sabor.

LEITES ALTERNATIVOS

Pode comprar as bebidas alternativas no supermercado mas é preciso ter em atenção a quantidade de açucares e conservantes que o produto possui, sendo que a maneira mais saudável é mesmo produzir o “leite” alternativo em casa.

VANTAGENS E DESVANTAGENS DOS LEITES ALTERNATIVOS CASEIROS

Vantagem:

. Não tem lactose;

. Não tem caseína;

. Não tem qualquer tipo de aditivos;

Desvantagem:

. Como não tem qualquer tipo de conservante, apenas duram no máximo uma semana no frigorífico;

. Perder alguns minutos a preparar a bebida;

RECEITA CASEIRA PARA O LEITE CASEIRO

Grande parte dos cereais, oleaginosas e sementes podem ser transformados em leite, o principio de preparação é simples.

Ingredientes:

. Uma chávena de chá cheia de sementes, cereais ou oleaginosas (que devem ficar demolhados durante uma noite);

. Um litro de água de preferência mineral;

. Duas a três tâmaras sem o caroço para adoçar naturalmente a bebida;

. Uma pitada de canela;

Preparação:

Escorra muito bem os cereais ou sementes, junte-lhes um litro de água, as tâmaras e triture tudo. Para finalizar é coar com uma rede fininha ou outro tipo de filtro. Para conservar a bebida é no frigorífico mas se a escolha for soja, deve ferver previamente afim de eliminar a espuma e só depois guardar no frio.

ALGUMAS POSSÍVEIS ESCOLHAS

. Soja

É uma bebida alternativa ao leite muito densa, revelando-se uma excelente escolha para receitas de bolos ou molhos. Caí muito bem ao pequeno almoço com cereais, revelando-se muito rica em proteína e acido gordo ómega 3 que é excelente para baixar o colesterol elevado.

. Amêndoa

É uma bebida alternativa ao leite muito cremosa e doce. Tem poucas proteínas, contem vitamina E, cálcio e ácidos gordos saudáveis.

. Aveia

Para além de vitaminas e minerais é muito rica em fibras. Por ganhar uma textura aveludada é bom para utilizar em cozinhados, bolos, molhos e até em panquecas.

. Arroz

Este cereal não tem gorduras saturadas, é leve, doce e bastante rico em hidratos de carbono. Na preparação de bolos ou sobremesas tenha em atenção que esta bebida é mais liquida e por vezes tem que diminuir a quantidade.

. Quinoa

Este vegetal é das sementes com menos calorias, revelando-se uma excelente alternativa ao leite pois é muito rico em proteínas, aminoácidos essenciais ao organismo e minerais. Pode adicionar á bebida vários sabores tais como baunilha, cacau ou tâmaras.

DICAS

Para preparar as receitas, pode adquirir uma maquina para fazer leite vegetal. As máquinas já tens filtro incorporado poupando assim algum trabalho de coar, o preço das maquinas vão desde os 50 euros até aos 120 euros.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *