Catapora, tratamento caseiro

Na maioria dos casos a catapora passa facilmente ao fim de poucos dias aliviando os sintomas com remédios caseiros, mas em situações mais graves e o aparecimento da doença em pessoas debilitadas, exige-se tratamento médico e acompanhamento cuidado por parte de um especialista. A catapora é uma doença que aparece mais em crianças, o vírus é altamente contagioso sendo a vacina um meio bastante eficaz para a prevenção.

Catapora

CAUSAS DA CATAPORA

A catapora tem como sinonimo a varicela, o vírus responsável pela doença é o varicela-zóster. É característica da catapora, as bolhas vermelhas na pele que se espalham por todo o corpo e numa fase mais adiantada ficam encrostadas.

CONTÁGIO

Como já referimos esta doença é altamente contagiosa, o contato com as bolhas que libertam liquido, os espirros e tosse são forma de transmitir a doença. Mesmo as pessoas que estão infetadas pelo vírus mais que ainda não tiveram sintomas, podem transmitir a catapora, salienta-se que a manifestação visível da doença podem só aparecer entre 10º e o 20º dia após o contágio.

SINTOMAS

. Aparecimento de bolhas vermelhas na pele;

. Comichão e mal estar;

. Falta de apetite;

. Febre;

. Dores de cabeça e barriga

TRATAMENTOS CASEIROS PARA A CATAPORA

. Arnica

Um excelente tratamento caseiro é um banho á base de chá de arnica, ou aplicar uma pomada arnica que pode compra numa loja de produtos naturais. Esta planta medicinal tem propriedades que ajudam a combater os micro-organismos indesejados e acelera a cicatrização das feridas causadas pela catapora.

. Laranja e limão

Apesar dos remédios caseiros não eliminarem o vírus da doença do organismo, é importante fortalecer o sistema imunitário. Para isso estes cítricos são fantásticos, ajudando a combater a infeção de forma mais rápida e eficaz.

. Aveia

Deixe cozinhar um pouco de aveia numa panela, depois coloque o creme resultante da fervura numa banheira e junte-lhe água morna. Mergulhe nessa água e deixe-se relaxar durante cerca de 20 minutos, este remédio caseiro para a catapora é muito bom para aliviar a comichão.

. Eucalipto ou bardana

Estas plantas são excelentes para aliviar a coceira, fazer imersão ou aplicar com compressas nas zonas afetadas. Depois de realizar o tratamento natural, deve enxaguar com água fria.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *