COMO ESCOLHER UM KAYAK DE PESCA

A pesca de kayak tem ganho cada vez praticantes, nos últimos anos registou-se uma significativo aumento de pescadores desportivos á procura de kayaks de pesca. Uma das grandes duvidas que surge no futuro praticante deste desporto fantástico é como escolher o kayak de pesca ideal, mas nada melhor que se inscrever nos fóruns existentes da modalidade na net e ir tirando duvidas. Nesses espaços online naturalmente vai ganhando amigos e muitos deles estão dispostos a ajudar, até mesmo a deixar experimentar os kayaks de pesca, para facilitar sua escolha. Tambem existe lojas da especialidade, onde pode ser ajudado na escolha e perceber qual a melhor opção do modelo para o tipo de pesca que vai praticar, sem cometer erros precipitados na compra da embarcação.

3

VANTAGENS DA PESCA DE KAYAK

. Tem uma embarcação de pesca a um preço muito convidativo;

. Não polui, é amigo do ambiente;

. Permite aproximar-se melhor dos peixes, pois não existe barulhos de motor;

. Fácil de transportar e carregar para a água;

. Pratica de exercício físico e espírito de camaradagem;

. Sem ter que realizar manutenção;

KAYAKS DE PESCA SOT E SIK

Existe 2 tipos de kayaks, aqueles em que nos sentamos em cima (SOT) e os que nos colocamos no seu interior (SIK). Nos kayaks de pesca a esmagadora maioria é do tipo Sit-On-Top, uma vez que oferece uma versatilidade maior em diferentes tipos de água, bem como permite ao praticante uma maior mobilidade em cima do kayak.

ESCOLHA DO KAYAK DE PESCA

Nem todos os kayaks são funcionais para a pesca, por exemplo como vimos anteriormente os modelos SOT são os eleitos para a pesca, isto porque os tipo SIK não libertam a água que entra e o armazenamento do material não é fácil. Mas existem outros fatores fundamentais e muito importantes para escolher o kayak de pesca certo e ideal para o tipo de pesca que vai praticar, como lhe vamos apresentar em seguida:

. Estabilidade

Aqui neste fator, existe um leque de escolhas muito alargado, isto porque as configurações dos kayaks podem ser muito variadas, tais como estreitos ou mais largos, comprido ou mais curto, posição sentado mais alta ou mais baixa e até pode optar por pescar de pé em cima do kayak com ajuda de uns flutuadores laterais.

. Velocidade e manobrabilidade

Estes parâmetros são tambem eles muito importantes no tipo de pesca, na forma como vai lidar com o kayak e na poupança de energia do pescador. Pode optar por modelos de kayaks que se deslocam com pagaia ou pedais e ainda podem se complementados com vela.

. Peso

O peso do kayak pode influenciar a estabilidade, contribuir para a facilidade de carregar e transportar o mesmo.

. Armazenamento

Este ponto deve ser bem ponderado na altura da compra, por vezes é preciso um pouco de imaginação e ajuda dos praticantes mais experientes para arranjar ideias e soluções de armazenamento do material.

4

KAYAKS PESCA A PAGAIA OU PEDAIS

É verdade que a pesca de kayak começou a remos, para muitos ainda continua a ser a única forma de andar no kayak mas ao longo dos anos foram surgindo alternativas fantásticas como é o caso do sistema de pedais que oferece maior velocidade, menos esforço e consegue-se percorrer maiores distancias, tendo como desvantagem em relação aos modelos de pagaia a falta de espaço “roubado” pelo sistema de pedais na zona central do kayak de pesca. Por fim a vela é um excelente complemento para qualquer um dos modelos, muitas vezes com uma pequena brisa poupa-se um pouco a força dos braços ou pernas.

LEGISLAÇÃO E PALAMENTA

. Para poder praticar pesca de kayak, tem que ter a embarcação devidamente registada na capitania;

. Ter uma licença de pesca embarcada válida;

. Navegar com a palamenta classe 5, excepção do extintor;

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *