Dupla de alimentos, juntos contra doenças

De uma maneira geral já todos nós percebemos o quanto é importante uma alimentação saudável, na nutrição muitas vezes a mistura de 2 alimentos pode ter benefícios na saúde muito mais poderosos, por isso conheça as melhores duplas de alimentos para a sua saúde e que ajudam a prevenir doenças.

Duplas de alimentos bons para a saude

ALIMENTOS JUNTOS CONTRA A DOENÇA

A ciência atualmente confirma as potencialidades das muitas duplas de alimentos que tradicionalmente que se faz á muito anos, já os nossos avós falavam sobre os seus benefícios na saúde ajudando a prevenir doenças. Quem nunca ouviu falar no arroz doce com canela, pato com laranja, bacalhau com alho e muito mais duplas de alimentos? A mistura destes alimentos tem uma explicação, segundo investigação por parte da comunidade cientifica para além das duplas de alimentos muitas vezes saberem melhor juntinhos, tambem elevam as potencialidades nutricionais de cada um deles, chamando-se a isto sinergia alimentar.

DUPLAS DE ALIMENTOS QUE AJUDAM NA SAÚDE

Em seguida vamos apresentar algumas das duplas de alimentos mais importantes, que a nível nutricional se tornam muito mais fortes e poderosos. Aprenda e ponha já em prática toda a sinergia alimentar.

. Bife grelhado com rosmaninho

O bife podia ser um dos alimentos mais saudáveis mas não acontece porque, ao ser confecionado numa frigideira, chapa ou grelhador a altas temperaturas favorece o aparecimento de agentes cancerígenos. Se o seu apetite por um belo bife é enorme, então o ideal é mesmo deixar a carne marinar com bastante rosmaninho antes de a grelhar. Esta dupla não só saí vencedora no sabor, como tambem os poderosos antioxidantes da planta do rosmaninho ajudam a minimizar os efeitos nocivos da carne grelhada.

. Bacalhau com alho

“ O bacalhau quer alho” é uma expressão tradicional que enquadra na perfeição, tanto no sabor como na saúde. O peixe e o alho funcionam como anti-inflamatórios naturais, estes 2 alimentos juntos potencializam ainda mais os seus benefícios, ajudando a baixar o colesterol mau.

. Arroz doce com canela

Esta é uma verdadeira iguaria, o sabor fantástico dos 2 alimentos é uma tradição já muito antiga. A canela para além do sabor, é considerada um dos alimentos mais poderosos para combater o envelhecimento, ajuda a baixar os níveis de glicose no sangue, tem propriedades desintoxicastes e estimulantes. Esta dupla é sensacional porque, o arroz é um alimento com alto teor glicémico e a canela por sua vez vai diminuir os seus efeitos.

. Salmão com agrião

Para além de rimarem tambem as suas propriedades na saúde são excelentes. O agrião combate a inflamação e o salmão com as suas propriedades ricas em ómega 3 tambem tem esses efeito. No entanto estes 2 alimentos juntos, ajudam contra doenças tais como a leucemia e cancro dos rins.

. Brócolos com ovos

Os brócolos são ricos em cálcio e os ovos contêm bastante vitamina D, esta dupla alimentar ajuda a promover a absorção do cálcio por parte dos ossos. Invista neste casamento de alimentos, pois ajuda a prevenir futuras doenças do esqueleto.

. Sardinhas com vinho tinto

Mais uma dupla tradicional muito bem conhecida pela população portuguesa em geral, para além da mistura dos paladares ser muito agradável tambem na saúde estes 2 alimentos são muito bons. Os polifenóis das uvas além de melhorar a circulação, tambem ajudam o organismo a absorver com maior eficácia o ómega 3 do peixe.

. Tomate com azeite

Uma salada de tomate com azeite já é bom para a saúde, mas se o tomate for cozinhado ainda é melhor. Experimente fazer um molho de tomate maduro com azeite na panela e junte massa integral e cogumelos é uma ótima refeição e a saúde agradece. Mas este resultado surge porque o tomate é rico em licopeno(antioxidante) e o azeite é uma gordura monoinsaturada.

. Framboesa com chocolate

Ambos os alimentos são ricos em flavonoides, que ajudam a combater várias doenças com as suas propriedades antioxidantes. Estes 2 alimentos juntos ajudam tambem, o sangue a fluir com mais facilidade e ao mesmo tempo a cuidar da saúde do coração.

. Frango com cenouras

Esta combinação de alimentos trata-se de uma união nutricional fantástica, uma boa jardineira é um prato que através do frango, oferece o zinco ao organismo que ajuda a metabolizar o betacaroteno existente na cenoura em vitamina A. Estes alimentos juntos vai manter a sua pele luminosa, os olhos saudáveis e um sistema imunitário poderoso.

. Banana com iogurte

Esta combinação de alimentos é muito conhecida na alimentação das crianças, os mais velhos faziam muito bem em imitar pois é uma alimentação saudável. A componente de inulina que existe na banana potencia a ação e benefícios das bactérias do iogurte. Esta dupla de alimentos juntos na saúde, ajudam a aumentar a imunidade do organismo e a regular a digestão.

DUPLA DE ALIMENTOS QUE NÃO COMBINAM

Existe conjuntos de 2 alimentos que não combinam bem um com o outro, como diz o velho ditado “antes só que mal acompanhado” é sempre bom conhecê-los, por isso aqui ficam alguns:

. Café com leite

O leite é um alimento bastante denso o que requer um esforço maior do organismo para o digerir, se lhe juntar café que como sabemos é um estimulante, ainda mais trabalho vai dar ao estômago.

. Legumes verdes com natas

Tudo o que seja legumes com folha verde (espinafres, agriões, couve, etc…), pode dificultar ou até mesmo bloquear a absorção de cálcio que as natas contem.

. Café com ovos

O famoso pequeno almoço inglês não é tão benéfico com se pensa, uma vez que os polifenóis presentes no café vão diminuir o ferro essencial ao organismo presente nos ovos. Uma ideia que resulta na sinergia alimentar, é substituir o café por sumo natural de laranja quando come ovos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *