Osteoartrose, como atrasar a doença

Associamos a artrose ao avançar da idade mas na verdade a doença pode surgir muito mais cedo, estas dores não são só para velhos. A osteoartrose surge cada vez mais cedo, não tem cura mas existe formas de atrasar a doença e que para além da prevenção, tambem não é menos importante saber combater a dor e a inflamação.

Osteoartrose

OSTEOARTROSE

Tudo começa numa perda progressiva de cartilagem, que se traduz numa dificuldade cada vez maior dos movimentos. O desgaste da cartilagem que funciona como amortecedor e lubrificante das articulações, faz com que o osso cresça e fique mais denso formando os tão conhecidos “bicos de papagaio”, causando fortes dores e inflamações. Estudos indicam que a artrose ou melhor dizendo a osteoartrose é das doenças cronicas que mais afeta o ser humano, estima-se que em Portugal afete cerca de 20 % da população adulta.

ZONAS MAIS AFETADAS

As zonas no corpo humano mais afetadas por a osteoartrose são os joelhos, anca, zona cervical e lombar, mãos e pés.

CAUSAS DA OSTEOARTROSE

A nível de causas genéticas muito pouco se conhece sobre a doença, mas sabe-se seguramente que existem vários fatores que podem contribuir para a mesma, tais como:

. Obesidade

. Desporto de impacto

. Desporto intenso como o da alta competição

. Fatores profissionais

. Traumatismos antigos de acidentes

. Malformação nas articulações

SINTOMAS DA OSTEOARTROSE

. A dor é o principal sintoma, a mesma agrava com a atividade física e diminui com repouso, ao contrário da artrite em que a dor é de forma permanente;

. De manhã quando se levanta existe rigidez das articulações;

COMO ATRASAR A DOENÇA

A osteoartrose não tem cura mas é possível atrasar a progressão da doença, com a toma de forma regular por exemplo de comprimidos com sulfato de glucosamina e condroitina (substancias naturais que existem na cartilagem). Para combater a dor a injeção de ácido hialurónico ajuda a aliviar a dor e a lubrificar a cartilagem para combater a inflamação. Para finalizar a atividade física tem um papel importante, é essencial para fortalecer os músculos que suportam as articulações e ao mesmo tempo ajuda a controlar o peso, de preferência a desportos de pouco impacto (andar de bicicleta, hidroginástica e natação)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *