Agrião, benefícios e propriedades

Estudo comprovam os excelentes benefícios e propriedades que o agrião tem na saúde, esta planta é conhecida no meio cientifico por Nasturtium officinale. Em seguida fique a conhecer as várias espécies de agriões e as mais comuns em Portugal, bem como as razões para ter este vegetal de forma regular na mesa.

2

ESPÉCIES DE AGRIÃO

As espécies mais comercializadas em Portugal de agrião são:

. Agrião do rio ou de água

Segundo os especialistas este tipo é um dos mais completos, o seu cultivo é feito em ambientes encharcados. É fundamental perceber se o meio tem água de qualidade, porque se assim não for o consumo dos mesmos pode ser bastante perigoso.

. Agrião da horta e mastruço

Este tipo é cultivado na terra e apesar de serem tambem óptimos vegetais, não são tão ricos em benefícios, propriedades e sabores.

BENÉFICOS NUTRICIONAIS

Para além do fantástico sabor em saladas e sopas do agrião, ele oferece muito benefícios tais como:

. Fósforo

. Iodo e ácido fólico

. Betacaroteno

. Vitamina A, C, E, B2 e PP

. Ferro

. Enxofre

PROPRIEDADES DO AGRIÃO

O agrião é uma verdura muito presente na medicina tradicional, ao longo dos tempos as pessoas perceberam as poderosas propriedades estimulantes e preventivas desta planta medicinal.

. Propriedades estimulantes

É uma planta que para além da ação depurativa e diurética, tambem ajuda a combater, a prevenir diabetes e anemia.

. Propriedades preventivas

É um remédio natural sobretudo para prevenir alguns tipos de cancro como o do esófago, pulmão e cólon. Tem propriedades de agir e combater as células do cancro, forçando-as a morrer através da apoptose.

AGRIÃO vs CANCRO DE MAMA

Uma das razões para não se esquecer de comer regularmente este vegetal (preferencialmente cru), é um estudo que levou a comunidade cientifica a concluir, que o agrião ajuda a prevenir e a tratar o cancro de mama. O fenitil isotiocianato (sabor meio picante), é capaz de combater e suprimir o desenvolvimento das células cancerígenas responsáveis pelo cancro da mama.

A QUANTIDADE IDEAL

A quantidade ideal de vezes que devemos comer agrião é de 4 vezes por semana, preferencialmente combinado com um peixe rico em ómega 3. Esta planta medicinal funciona em perfeição na sua saúde, é um verdadeiro tratamento quimiopreventivo.

NÃO TENHA MEDO DE ENGORDAR COM O AGRIÃO

O valor nutricional deste vegetal é muito pouco calórico. Para se ter uma ideia em 100 gramas de agrião apenas fornece 23 calorias e 0, 30 gr. de gordura.

1
Remédio caseiro de agrião com mel.

REMÉDIO CASEIRO

Na época do frio colocar um pouco de agrião na liquidificadora juntamente com mel, quando obter uma pasta homogénea está pronto a ser tomado. O remédio caseiro de agrião deve conserve no frigorífico e não mais que 24 a 36 horas. Deve tomar 1 colher de sopa 3 vezes ao dia até se sentir bem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *