Ervas aromáticas, como usar e conservar

Apresentamos-lhe uma lista de ervas aromáticas que vão dar ainda mais vida e sabor aos seus pratos, saiba qual a erva certa, como a usar e conservar. Para além de pratos tradicionais por exemplo como a amêijoas á bulhão Pato que pede os coentros ou molho de tomate que é quase obrigatório o uso dos orégãos e manjericão, a utilização das ervas aromáticas pode ser flexível. Na culinária muitas vezes a utilização de determinada erva numa experiência nova, pode revelar-se uma combinação perfeita, surpreender toda a familiar, com um prato saboroso e bem sucedido.

Ervas aromáticasERVAS AROMÁTICAS COMO USAR E CONSERVAR

SALSA

A salsa é das ervas aromáticas portuguesas mais utilizada na cozinha, dando a qualquer caldo um paladar fantástico. A sua conservação fresca dura cerca de 1 semana, para isso basta colocar a salsa sem a lavar num saco plástico, tirar o ar, atar com um fio e colocar no frigorífico.

. Como usar

É uma bela guarnição e combina muito bem com legumes, ovos, arroz e peixe.

ALECRIM

Esta erva funciona muito bem tanto em pratos doces como salgados, os caules não devem ser utilizados uma vez que o sabor é muito intenso.

. Como usar

Pique as folhas e junte lhe alho, deite sobre carnes para assar. Tambem combina muito bem com tomilho.

CEBOLINHO

Esta erva deve ser logo utilizada assim que for picada, desta forma desfruta de todo o seu sabor e textura estaladiça. A sua conservação é muito curta, o melhor mesmo é pica-lo e colocar num saco no congelador, preservando algumas das suas propriedades.

. Como usar

É usado frequentemente em sopas, saladas e ovos mexidos ou estrelados.

ENDRO

Esta erva aromática tambem é conhecido por aneto, guarde o raminho no congelador e sempre que precisar é só retirar um pouco.

. Como usar

Combina muito bem com queijo fresco, natas azedas e iogurte natural. No peixe tambem pode aplicar um pouco com manteiga derretida.

ESTRAGÃO

É uma erva com um sabor muito forte, por isso é necessário alguma moderação para não correr o risco de perder os restantes sabores. Este excelente aromatizante tem um sabor que faz lembrar o anis.

. Como usar

Combina muito bem com carnes, especialmente frango, batatas, ovos e tomates. Pode usar esta aromatizante natural, tambem para marinar ou colocar algumas folhas numa garrafa de vinagre o qual adquire um sabor muito agradável.

HORTELÃ

Esta erva não serve só para fazer chã de menta, pode aplicar na culinária em pratos doces ou salgados. A conservação da planta pode ser feita, colocando-a num saco plástico bem fechado e sem ar no frigorífico no máximo por 1 semana.

. Como usar

Pode ser utilizada na confeção de inúmeras receitas, fica tambem muito bem em cocktail e sangria.

LOURO

As folhas secas desta erva são muito utilizadas na cozinha portuguesa, devendo ser sempre retiradas no final da cozedura.

. Como usar

É excelente para fazer guisados, marinadas e combina muito bem com limão num belo peixe assado.

Conservação de ervas em azeite  e congelamento.

MANJERICÃO

Quando o utilizar em molhos coloque só no fim e sem deixar ferver, isto porque perde o sabor muito facilmente. A melhor forma de conservar o manjericão é picar as folhas, colocar em cuvetes tradicionais de fazer gelo, juntar um pouco de azeite e em seguida congelar.

. Como usar

Tem uma combinação perfeita com queijos suaves ovos e carne de porco.

OREGÃOS

Os orégãos é a planta aromática que se associa logo aos tão saborosos caracóis que enchem as esplanadas de verão. Mas para além desta erva oferecer um excelente sabor aos caracóis, tambem combina de forma muito saborosa com saladas em especial a de tomate e em marinar. A conservação é simples pendure um ramo ou coloque num saco em local seco, fresco e com pouca luz.

. Como usar

Tambem pode usa-los para dar aroma ao vinagre, já os caules da planta ao ótimos para usar nos grelhados de carnes.

COENTROS

Salsa e coentros são das ervas aromáticas mais queridas dos portugueses, é uma presença obrigatória na cozinha. Pode utilizar em sopas, adicionar as folhas e talos no final do prato e muito mais. O modo de conservação é idêntico ao da salsa, podendo tambem picar os mesmos e congelar embora desta forma percam algumas caraterísticas.

. Como usar

Os coentros combinam muito bem com peixe, marisco e grão.

SEGURELHA

A segurelha é das melhores ervas aromáticas para confecionar carnes de cozedura lenta. Combina muito bem com feijão, favas e couves.

TOMILHO

Esta planta apesar de ter um sabor forte não se sobrepõe a outras plantas aromáticas, tais como louro, salsa, alecrim e segurelha. Uma pitada de tomilho é excelente em puré de batata e sopas.

. Como usar

Combina de forma excelente com carnes vermelhas, peixe, cogumelos e alho francês.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *