Kayaks – Tipos, escolhas e transporte

O kayak é uma embarcação segura, simples e barata, cada vez mais utilizada para lazer e competição. Com kayaks podem-se realizar grandes passeios, pesca e fantásticas expedições de aventura, são um verdadeiro todo terreno na água tanto em mar, rios e barragens, mas sempre com um olhar atento á meteorologia e ao cumprimento das condições e regras básicas de segurança. Conheça os tipos de kayaks indicados para a modalidade que quer praticar, saber fazer a escolha certa da embarcação é fundamental para o bom desempenho no meio aquático e faz toda a diferença na segurança. No que toca ao transporte e prática de kayak é importante estar por dentro da legislação, isto para não ser multado pelas autoridades policiais.

Kayaks

HISTORIA DO KAYAK ATÉ AO DIAS DE HOJE

Esta embarcação foi criada pelos esquimós na Gronelândia, era uma embarcação muito rudimentar feita essencialmente com ossos de baleia e pele de foca. É a partir dos anos 70 com a apresentação de desportos radicais na televisão que os kayaks dão um verdadeiro “salto” no mundo do desporto, tendo a sua evolução até aos dias de hoje sido fantástica, as marcas desenham e estudam cascos e moldes ao pormenor pensados na utilização que o kayak vai ter, utilizando materiais modernos muito leves, seguros e resistentes.

CARACTERÍSTICAS DOS KAYAKS

A escolha do kayak varia com objetivo da utilização do mesmo, existem vários fatores que caracterizam uma embarcação, devem ser comparados no universo das diversas marcas e lojas tais como:

. Estabilidade

. Velocidade

. Capacidade

. Funcionalidade

. Conforto e segurança

. Manobrabilidade

TIPOS DE KAYAKS

. Kayak pesca

. Kayak de mar

. Kayak de água bravas

. Kayak de competição

Dentro destes tipos podem ser SIK (Sit in Kayaks) ou SOT (Sit on top kayaks), ou seja o primeiro é aquele modelo tipo canoa em que o praticante se senta dentro e toda a agua que entra tem que ser removida fisicamente, já os modelos de kayak SOT são ocos e o praticante senta-se sobre ele não entrando dentro do kayak e toda a agua que fica em cima do kayak, é escoada por uns buracos no casco de forma natural.

TRANSPORTE DO KAYAK

O transporta do kayak de casa até ao destino da ação, pode ser em cima das barras do tejadilho do automóvel, tendo sempre em atenção o andamento e deslocação do ar . Se preferir tem a possibilidade de utilizar um atrelado para transporte de kayaks, podendo adaptar um por exemplo de uma moto de água, tendo na maioria das vezes que fazer um acrescento á lança devido ao comprimento superior do kayak.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *