Mundo

Crowdfunding, funcionamento e conceito

Conheça o funcionamento e conceito de crowdfunding, trata-se de uma forma muito popular de conseguir financiar os seus projetos. Já pensou que através do financiamento coletivo pode por exemplo editar um livro, realizar o sonho de lançar um álbum de musica, comprar material ortopédico, acabar o curso superior, existem milhares de ideias e projetos que com este conceito de crowdfunding pode realizar. Não seja negativo(a) a generosidade das pessoas é boa, mas lembre-se que para isso tem que convencer a comunidade, mostrar que o seu projeto merece o apoio, só assim consegue o dinheiro pretendido.

1

CROWDFUNDING EM PORTUGAL

Esta forma de financiamento coletivo já existe á muitos anos, mas em Portugal o crowdfunding foi criado em 2011. Nesse ano um pequeno grupo de pessoas perceberam que fazia falta incentivos e apoios para projetos, criando então a primeira plataforma de crowdfunding em Portugal.

O CONCEITO DO CROWDFUNDING

A força do conceito é enorme, as grandes plataformas criadas são sobretudo para financiar pequenos e médios projetos, mas existe capacidades para objetivos maiores. Este potencial em massa de financiamento permite ultrapassar barreiras ao financiamento e por sua vez á concretização da iniciativa. Algumas bandas de musica que maior nome e até alguns políticos afim de incentivar o voto dos mais jovens já recorreram ao conceito crowdfunding.

FUNCIONAMENTO DO CROWDFUNDING

. A primeira ação que deve fazer é escrever um texto de forma convincente e clara do projeto que pretende realizar. Explicar os objetivos e o porque da ajuda, podendo mesmo para além do texto realizar tambem um video.

. Definir o montante mínimo de dinheiro que pretende conseguir e o prazo, que pode ser de 30 ou 90 dias.

. Não deve pedir acima do que precisa, uma vez que se não atingir o valor mínimo que pediu dentro do prazo estabelecido, não recebe nada.

. Tambem não convém pedir menos do que precisa, pois as plataformas de crowdfunding depois acompanham a realização do projecto existe informação aos apoiantes do andamento da ideia.

. Deve reconhecer a boa vontade das pessoas que apoiaram o projeto criando recompensas, por exemplo se a iniciativa foi para editar um livro, mencionar no livro quem contribuiu com 5 euros e para quem deu 10 euros oferecer um livro devidamente autografado. Se o objetivo foi tirar um curso de massagens, sempre pode oferecer um massagem a quem gostou de ajudar.

. Divulgue o conceito, quanto mais o fizer melhor. As plataformas de crowdfunding promovem os projetos nos websites, mas quanto mais pessoas souberem do seu projeto maior sucesso terá certamente.

. Se conseguir fazer o dinheiro no prazo definido, recebe o montante sendo que 5 % do mesmo destina-se ao site que promoveu a iniciativa. Se não alcançou os resultados, não recebe nada e o dinheiro é devolvido a todos os que contribuíram para a iniciativa e tambem aqui nesta situação os websites não cobra percentagem nenhuma.

CROWDFUNDING WEBSITES

Apresentamos-lhe algumas das muitas plataformas espalhadas um pouco por todo o mundo:

. Em Portugal

ppl.com.pt

massivemov.com

redebiz.net

zarpante.com

. No Brasil

ASAP.me

catarse.me

mobilize (facebook)

DICAS

Acredite realize o seu sonho, para por em prática o seu projeto , crowdfunding é um forma de o conseguir ganhando o dinheiro que precisa. Esqueça aquele ditado “ Ninguém dá nada a ninguém ”, existe muita generosidade e certamente vai ficar surpreendido(a), só para ter um ideia o valor médio de donativo por pessoa é de 36 euros e as taxas de sucesso da iniciativa nas plataformas rondam os 50%, só resta mesmo desejar-lhe boa sorte e otimas ideias.

EXEMPLOS DE SUCESSO

. Filipe Melo

Conseguiu mais de 6000 euros, para si e sua equipa de trabalho que se dedica a um projeto de banda desenhada.

. Raquel Pereira

Pediu 2000 euros e teve êxito, com uma ideia de rentabilizar uma quinta biológica num espaço da família.

. Paula Barata

Professora de ginástica, conseguiu cativar pessoa numa plataforma de crowdfunding a financiar 2000 euros, para comprar uma trave nova para os atletas das suas aulas.

. Vasco Baião

Este professor e terapeuta de Wudang Chun-Yang, conseguiu ter êxito e angariou 3465 euros afim de realizar o sonho de passar 6 meses num templo na China a fazer uma formação.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.