Febre da carraça, sintomas e prevenção da doença

A tendência da doença da febre da carraça é para aumentar, uma vez que cada vez mais pessoas adoptam animais de estimação, contribuindo também para o desenvolvimento desta doença o aumento da temperatura do planeta. É fundamental apostar na prevenção bem como conhecer de perto os sintomas da doença, pois a febre da carraça é um perigo para a saúde publica e se não for tomada as medidas convenientes pode levar á morte.

A febre da carraça tem aumentado de ano para ano.

A febre da carraça tem aumentado de ano para ano.

ALTURA DO ANO EM QUE SE MANISFESTA MAIS

Os meses em que a febre da carraça mais se manifesta é entre abril e setembro. Existe em todo o mundo cerca de 800 espécies de carraças, estas parasitas alojam-se frequentemente nos cães (nas zonas das orelhas, pescoço e patas), sendo que as fêmeas quando estão alimentadas de sangue da vitima, caem e fazem uma postura de ovos que pode chegar aos 20000. Os ovos desenvolvem-se facilmente no meio de vegetação curta e com relativa humidade.

PREVENÇÃO

Vamos apresentar-lhe aqui alguns pontos muito importantes para a prevenção, só assim garante com alguma margem de êxito a boa saúde do seu agregado familiar bem como a do animal de estimação:

. Se tem um animal de estimação, deve sempre fazer uma inspecção minuciosa para verificar se de fato não existem carraças;

. Coloque coleiras anti parasitas nos animais, especialmente entre os meses de abril a setembro;

. Ter em atenção as brincadeiras das crianças e animais em locais com vegetação rasteira ou baixa pois é uma zona fértil de parasitas, aplique um repelente que não seja agressivo á pele da criança e recomendado pelo dermatologista;

. No regresso do passeio é importante fazer mais uma reinspeção ao animal, como a nós próprios e caso seja encontrada alguma carraça deve ser rapidamente removida.

A melhor forma de remover uma carraça é com uma pinça.

A melhor forma de remover uma carraça é com uma pinça.

COMO REMOVER UMA CARRAÇA

Se encontrar uma carraça seja rápido a remover a mesma mas não entre em pânico, até porque só uma percentagem pequena está infetada. Assim pode remover a mesma com uma pinça ou um pano, apanhando a mesma o mais junto possível da pele e depois puxar com força, nunca deve efetuar movimentos de rotação. A seguir lave muito bem as mãos, se possível desinfecte-as pode ser mesmo com álcool.

SINTOMAS

Os sintomas geralmente aparecem após a picada da carraça entre 2º e 8º dias, o grupo mais atingido normalmente são crianças com idade inferior a 15 anos. As manifestações mais comuns da doença são:

. Febre;

. Dores no corpo;

. Dores de cabeça;

. Náuseas e vómitos;

. Falta de apetite.

Já numa fase mais avançada, na zona da picada aparece normalmente uma mancha negra e no resto do corpo, também podem surgir manchas.

DICAS

Se removeu uma carraça do seu filho ou de si mesmo(a), não precisa de ir ao médico, exceto se começar a existir sintomas e manifestação da doença.

 

 

1 comentário a “Febre da carraça, sintomas e prevenção da doença”

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *