Acne, remédios caseiros

A acne é um problema que afeta uma grande percentagem de adolescentes e não só, este problema de pele é causado por um aumento de produção de hormonas sexuais, aumentando desta forma os níveis de sebo causando o aparecimento das borbulhas. Assim vamos apresentar-lhe alguns remédios caseiros, máscaras e dicas importantes para ajudar a que a acne não controle a sua vida física e psicológica.

acne1

PARTES DO CORPO MAIS AFETADAS PELA ACNE

A acne aparece principalmente no rosto, numa quantidade mais pequena nos ombros, costas e raramente no peito.

 

DICAS IMPORTANTES

. NUNCA EXPREMER as borbulhas esta dica é uma regra que não se pode violar, isto para evitar marcas e sinais que podem ser permanentes e só possíveis eliminar, através de técnicas da medicina estética que é bastante cara mas eficaz como é o caso da Radiofrequência e Laser;

. Não deixe a acne mandar na sua vida, para tal seja forte e não deixe baixar a sua autoestima. Muitas pessoas em especial os adolescentes, sofrem com este problema de pele, podendo levar a depressões. Lembre-se que atualmente, se ficar com marcas existem várias soluções estéticas para minimizar o problema. É importante o equilíbrio físico-psíquico, nunca faltar vontade de ir á escola, não ter vergonha de si mesmo e conviver com os seus amigos;

. Consulte periodicamente um dermatologista.

REMEDIOS CASEIROS VS REMÉDIO QUIMICOS

A verdade é que o tratamento químico é muito mais eficaz e com resultados mais rápidos que qualquer tratamento caseiro. Na realidade o tratamento caseiro pode ajudar, mas normalmente os resultados ficam aquém das expetativas em relação aos químicos.  

CUIDADOS DIÁRIOS

Existem alguns cuidados que se forem praticados, podem ajudar a combater a acne, tais como:

. Comprar numa farmácia um gel de limpeza próprio, e lavar o rosto pelo menos 2 vezes por dia;

. Para secar a cara evite o uso de toalhas, o papel absorvente é a melhor opção para não espalhar a infeção;

. O uso continuado de maquilhagem, não deixa a pele respirar e causa a obstrução dos poros.

. Evitar exposição ao sol;

. Fazer exercício físico, transpirar ajuda a libertar os poros;

. Fazer uma vez por semana sauna, é ótimo para desintoxicar a pele;

. Beber muita água é fundamental para o organismo e saúde do tecido da pele, mantém-na hidratada;

. Alimentação cuidada com pouco sal e gorduras;

. Cuidado como chocolate, pois normalmente tem muita gordura na sua composição.

MÁSCARAS DE TRATAMENTO

. Arroz e leite

Estes dois ingredientes desta receita caseira, ajudam no tratamento a acne e ao mesmo tempo também hidratam a pele. Cozinhe o arroz numa panela só com água, em seguida deixe arrefecer e escoe o arroz da água. Coloque-o numa liquidificadora, juntando um pouco de leite e misture tudo, o resultado deve ficar consistente para garantir uma boa textura na máscara. Aplique a mascara e deixe atuar cerca de 20 minutos, antes de retirar massaje um pouco de forma suave e retire com água morna, secando a cara em seguida com papel absorvente. Pode fazer a máscara até 3 vezes por semana, tudo depende do estado da infeção.

REMÉDIOS CASEIROS

. Chá de bardana

A bardana é uma excelente planta medicinal, o seu chá é um bom remédio para combater a acne e espinhas. É só aplicar o chá da planta nas zonas afetadas, pode usar um bocado de algodão e fazer 4-5 vezes ao dia.

. Alho

O alho é um poderoso anti-inflamatório e um antibiótico natural, sendo um excelente remédio caseiro para a acne. Não deve passar o alho pela pele, o tratamento consiste:

– Em utilizá-lo na alimentação, fazendo parte na sua dieta diária;

– Ferver alho em água e deixar ficar um pouco em infusão. Depois de frio pode beber como se fosse um suco, é garantido que está a tomar um excelente remédio natural. Se tiver dificuldade em tomar devido ao sabor, adicione um pouco de mel.

. Vapor de eucalipto

O banho de vapor de eucalipto é ótimo para limpar os poros e evitar as borbulhas, pode utilizar óleo ou as folhas da árvore. Coloque a essência ou as folhas numa panela de água a ferver, em seguida cubra a cabeça com uma toalha grande e aproveite o vapor para o seu rosto e inale respirando calmamente, durante 15 minutos. Se usar folhas de eucalipto na panela deve colocar 6 ou 7, no caso de optar pela essência coloque 7 gotas por cada ½ litro de água. Este tratamento caseiro deve ser feito duas vezes por semana.

RECOMENDAÇÃO

Se o problema da acne não melhorar com os remédios caseiros num espaço temporal de 3 meses, deverá consultar o seu médico e solicitar umas análises hormonais. Lembre-se que os cuidados e uma boa prevenção são fundamentais, para evitar a acne e o aparecimento de novos surtos.

 

2 comentários a “Acne, remédios caseiros”

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *