Pés,cirurgia para tratamento do joanete

As pessoas com joanetes podem recorrer a uma cirurgia aos pés, é um tratamento avançado. É necessário uma avaliação médica para saber que tipo de joanete se trata, qual é o grau de deformação do osso e as condições de saúde do paciente.

Pés de uma paciente antes e depois da cirurgia aos joanetes.

JOANETES (Hallux Valgus)

Esta deformação no pé, é conhecida cientificamente em latim por “Hallux Valgus”. Hallux significa dedo grande, o dedão do pé, quanto a Valgus em latim significa um desvio em relação ao eixo do corpo humano.

A PATOLOGIA

. Este problema atualmente afeta cerca de 30% da população moderna, em especial as mulheres devido ao tipo de calçado. Os sapatos de salto alto, muito bicudos, são um fator que contribui muito para o aparecimento de joanetes. Porque a forma do calçado proporciona uma degeneração articular do dedo maior, aumentado desta forma 10 vezes mais os casos nas mulheres do que no sexo masculino.

. Fatores como doenças degenerativas, tipo gota, artrite reumatóide, contribuem para a deformação. Mas os joanetes tambem podem ter origem hereditária, neurológica, lesão na medula, paralisia cerebral e derrame.

MITOS

Existe muito a ideia que este problema pode aparecer tambem, devido a situações profissionais ou qualquer outra atividade ocupacional, mas a comunidade científica concluiu que existe uma relação muito pequena. Já em relação ao número de patologias, não existe nenhuma razão de prevalência entre os destros ou canhotos.   

AVALIAÇÃO ANTES DA CIRURGIA

Quando a correção é importante e necessária a única forma para eliminar os joanetes é mesmo a cirurgia, mas está condicionada por fatores como:

. Problemas saúde do paciente;

. A idade da pessoa;

. O grau da deformação;

. O desgaste das articulações do local;

. Existência de deformidades dos dedos vizinhos.

ANESTESIA PARA O TRATAMENTO

A anestesia é administrada ao nível do pé e tornozelo, pelo que é menos invasiva e com menor riscos. Em alguns casos específicos, pode ter que se aplicar a anestesia raquimedular (coluna vertebral).

TÉCNICAS CIRÚRGICAS CORRETIVAS DE JOANETES 

Existem muitas técnicas para o tratamento dos joanetes, nas mais atuais e modernas já não se utiliza o gesso e a retirada dos fios após o tratamento, revelando-se assim um método mais eficaz, menos doloroso e com recuperação mais rápida.

. Técnica de realinhamento articular: Este método é um dos mais utilizados na atualidade, consiste no redirecionamento do dedo grande (Hallux), através de um corte do osso em V e colocação interna de parafusos muito pequenos.

. Técnica percutânea: Este é talvez o tratamento dos joanetes menos invasivo, é realizada através de pequenos furos feitos na pele e com uma broca cirúrgica, fizesse o realinhamento ósseo do dedo. Este método não é tão preciso como o anterior e além disso ainda tem a desvantagem de não se poder observar os nervos, artérias e veias, aumentando assim as probabilidades de alguma lesão dessas zonas.

RECUPERAÇÃO

Logo após a cirurgia pode colocar o pé no chão mas só com o uso de uma sandália ortopédica e ainda com apoio (canadianas ou andarilho), vai ter que andar com esse calçado medicinal, durante cerca de 45 dias. Assim que os ossos do pé consolidarem (ao fim de 45 dias), o paciente pode calçar sapatos fechados de salto baixinho e iniciar a fisioterapia para recuperar o movimento. 

 

2 comentários a “Pés,cirurgia para tratamento do joanete”

  1. eu tenho uma pequena deformação no dedão do pé. acho que é o inicío de uma joanete. quanto pode chegar a custar uma cirurgia dessa? posso diminuir os outros dedos dos pés também?

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


9 − = três

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>