Como fazer prova de vinhos

Saber apreciar o vinho é uma arte, para isso é preciso saber como fazer a prova de vinhos. Assim para aprender mais sobre vinhos portugueses e outros, o 8ou80foto apresenta-lhe dicas fundamentais para a prova, como conservar as garrafas do vinho e como deve servir este liquido de Baco.

Aprenda mais sobre vinhos, apreciar este liquido de Baco é uma arte.

DICAS DE PROVA DE VINHO

. A temperatura adequada do vinho: A temperatura é muito importante na altura de se servir o vinho, só assim se consegue apreciar todo o aroma do vinho. O vinho branco deve ter temperaturas ideais entre 10-12º, quanto ao tinto deverá situar-se entre 16-18º.

. Vinho de qualidade: O preço da garrafa muitas vezes é o factor menos importante. Fundamental é escolher o vinho certo para a refeição, pratos como marisco, peixe e carnes brancas deve-se servir um branco, vinho tinto novo ou um rosé fresquinho. Quanto a pratos com carne mais tradicional e pesada, pede-se um vinho maduro e com peso.

. A escolha dos copos: Os copos por incrível que possa parecer aos menos atentos na matéria são fundamentais, pois complementam o sabor e aroma do vinho. Para os vinhos tinto utiliza-se copos balão, com uma boca razoável, redondos e com pé alto. Para os vinhos brancos os copos são semelhantes, mas com menos abertura, altura e aqui o vidro se possível deverá ser mais fino.

. Depois da lavagem, como secar os copos: Por vezes não damos importância a esta parte, mas pode contribuir para alterar a aroma e sabor do vinho. Os copos depois de lavados, devem ser secos com um pano que tenha saído da gaveta para este efeito, isto para evitar que um pano já utilizado passe cheiros e resido que posteriormente se misturem com o vinho.

COMO SERVIR

Ao abrir um garrafa de vinho tinto, deixe respirar o durante 15 minutos antes de servir. Se o vinho for maduro e pesado é conveniente decantá-lo, com o objetivo de ajudar o vinho a abrir e libertar mais rapidamente os sabores e aromas.

COMO CONSERVAR AS GARRAFAS DO VINHO

. O local de armazenamento deve ser escuro e fresco;

. As garrafas devem estar deitadas, para o vinho estar permanentemente em contato com a rolha;

. Vinho branco deve ser consumido, pouco tempo após a compra;

. Vinho tinto maduro, pode ser conservado pelo menos durante 5 anos.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *