Mundo

ARGAN, óleo de argan, preço e tratamentos

A árvore de argan só existe em Marrocos, conheça o óleo de argan, os seus benefícios e passo a passo do processo de produção deste óleo.  As propriedades deste óleo valioso e raro permitem, tratamentos da pele e cabelo com resultados rápidos e eficazes.  As mulheres desta parte de África, á mais de 1000 anos que usam este produto natural, para fins medicinais ou de beleza. O produto é conhecido carinhosamente na região por “Ouro de Marrocos”.

BENEFICIOS

. Previne e combate a acne, as estrias e queimaduras;

. Trata dermatoses e escaras;

. Regenera naturalmente o cabelo e a pele;

. Princípios ativos anti-envelhecimento.

ÁRVORE DE ARGAN

O nome científico é Argania Spinosa, podendo atingir alturas entre 8 a 10 metros, e com uma longevidade que muitas vezes pode alcançar os 200 anos. O habitat por excelência é um ambiente hostil, a árvore é altamente resistente á seca, ao calor e solos pobres. Existe unicamente na parte sudoeste de Marrocos, é uma floresta com mais de 8000 km2, ocupando um papel importante da sustentabilidade, do meio ambiente, na alimentação e económico da população. Graças aos frutos que dá a partir do quinto anos depois do cultivo, produz-se o óleo de argan, que cada vez mais é um produto de elevada qualidade, considerado um bem de luxo, com um crescimento a nível de exportação para as grandes indústrias de cosmética crescente.

As cabras sobem a árvore de argan, para comer o fruto.

COMO SE FAZ O ÓLEO

O processo é manual e inteiramente biológico, sem recorrer a qualquer produto químico. O fruto tem o tamanho e formato de uma azeitona, é colhido nas várias plantações. Depois o fruto é seco ao sol e aberto para retirar, as sementes que posteriormente são torradas. Na continuação do processo natural e após as sementes estarem torradas, são amassadas á mão até se obter uma pasta, que bem exprimida vai dar origem ao valioso óleo virgem de argan. Para se conseguir um litro de óleo tem que se prepara cerca de 30 quilos de frutos.

PROPRIEDADES

– Hidratação profunda, permitida graças ao ómega 6 e ómega 9;

– Rica em antioxidantes e regeneradores naturais das células do organismo. Tais como: Vitamina E, esqualeno, polifenóis, carotenóides e esteróis.

TRATAMENTOS

. Pele: O argan hidrata de uma forma profunda a pele e unhas, é absorvido muito rapidamente, não deixando oleosidade. Enquanto repousa durante a noite, os princípios ativos do óleo estão a trabalhar, combatendo o envelhecimento e regenerando a pele. Duas a três gotas são suficientes para espalhar suavemente pelo corpo.

. Cabelo: O óleo deixa o cabelo suave, sem oleosidade e cheiro. O tratamento pode ser feito antes e depois da escovagem, mas sempre com resultados fantásticos e visíveis logo depois da primeira aplicação.

. Antes da escovagem: O produto seca mais rápido e os fios do cabelo ficam muito macios. Aplique o produto com as pontas dos dedos.

. Depois da escovagem: Facilita do penteado e previne o aparecimento de pontas espigadas. A aplicação do óleo é feita da mesma forma da anterior.

Processo manual, partir a casca para tirar a semente.

ONDE COMPRAR E PREÇOS

O ideal era comprar na zona de produção em Marrocos, uma vez que em muitas capitais europeias, como é o caso de Paris, o preço aumenta cerca de 10 vezes. Nas melhores lojas de cosmética e de produtos naturais, certamente vai poder comprar o produto. Se tiver dificuldade em adquirir poderá sempre comprar pela internet, sugerimos os seguintes sites:

– www.inkanat.com (preço desde 18 euros)

– www.Lista.mercadolivre.com.br (preço de 69 reais)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.