Saúde

DISPAREUNIA|dor relação sexual|tratamento

DOR NA RELAÇÃO SEXUAL

A vida sexual é algo muito importante nas nossas vidas, com o ato de fazer amor, existe a cumplicidade, entrega e prazer com a pessoa que amamos, não deixe que  a dispareunia estrague este momento intimo. Quando o momento intimo que une o casal, é doloroso e desconfortável durante a relação, sentir dor nas relações sexuais, deve juntamente com o seu parceiro perceber o que se passa e tentar resolver a situação. Se o caso persistir deve recorrer a um médico, existe tratamento que resolve a situação, devolve a magia íntima dividida com a pessoa amada.

SEXUALIDADE FEMININA

É muito importante perceber a sexualidade feminina dentro do normal, quando a mulher é estimulada, a vagina liberta um liquido que ajuda a lubrificar e assim preparar-se para a penetração. A secreção líquida natural da vagina é variável, a quantidade depende da forma como a mulher é estimulada tanto em termos de qualidade como duração, tambem a idade influencia pelos motivos harmonias da menopausa.

DISPAREUNIA

As mulheres que sentem dor na relação sexual, só no ato da penetração a isso chama-se dispareunia. A dor pode ser causada por várias situações tais como:

»Pela falta de lubrificação;

»Pela existência de vulvovaginites (vagina e vulva inflamada);

»Candidíase; vulvites alérgicas; tricomoníase;

»Vaginismo (contrações involuntárias da vagina);

DISPAREUNIA PROFUNDA

Neste tipo de dispareunia, o sintoma é a dor quando a penetração é profunda. As causas são diferentes e o problema mais comum, é a inflamação do colo, uma inflamação na zona pélvica causada por bactérias, miomas uterinos ou infeções urinárias.

TRATAMENTO

Normalmente a situação resolve-se rapidamente, fazer tratamentos como:

» Tratamento das vulvovaginites;

» Repor estrogénio em forma de gel vaginal quando se está na menopausa;

»Vaginismo pode ter origem psicológica, pode superar-se com ajuda de um sexólogo;

»O uso de lubrificantes íntimos e agradáveis.

CONSULTA

A consulta ao ginecologista é muito importante e indispensável, de preferência o casal deverá ir junto e expor a situação. Assim o médico vai poder efetuar um diagnóstico certo e o respetivo tratamento.

DICA

Tenha em mente que a sexualidade mexe muito com a intimidade e relação de um casal, aprenda a desfrutar ao máximo do prazer, tenha uma excelente qualidade de vida. Se tiver qualquer problema não hesite em consultar o médico.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.