ARTUR AGOSTINHO| Biografia

Este grande português, teve muitas ocupações e paixões durante a vida. Artur Agostinho fez rádio, televisão, cinema, publicidade e até jornalismo como dirigente.

BIOGRAFIA

 Era Natal do ano de 1920 quando nasceu Artur Agostinho, como lisboeta que era adorava a sua cidade, nunca a abandonou. Estudou no liceu de Camões depois de acabar, matriculou-se no Instituto Superior Técnico no curso de Engenharia de eletricidade e maquinas. As instalações o IST eram novas e bem apetrechadas, possibilitavam a prática de patinagem, basquetebol, natação, râguebi, etc. Artur ativo como era experimentou tudo, mas ao fim de 2 anos trocou o estudo no Técnico por uma nova rádio, que tinha aberto em Campolide, pertinho de sua casa.

A rádio foi a grande paixão de Artur Agostinho, aos 17 anos já era locutor da rádio Luso, mais tarde veia a trabalhar no Clube Radiofónico de Portugal e acabou, por se profissionalizar na Emissora Nacional.

 

O futebol também fez parte da vida de A. Agostinho, num dia em que um colega locutor não pode aparecer, ele assumiu a função do mesmo e logo num clássico Benfica-Porto, desde então passou a viveu intensamente o futebol. Era um sportinguista assumido mas não fanático, era acima de tudo profissional na locução dos jogos, gritava para a rádio da mesma forma, os golos do SCP como os de outros clubes.

 

Acompanhou várias provas da volta a Portugal em bicicleta, jogos Olímpicos e por ai fora. Também assim que a RTP deu os primeiros passos lá estava o Artur, apresentou diversos concursos e passatempos televisivos.

 

Artur Agostinho foi preso na altura de “Abril”, acusado de ser um “perigoso fascista”, assim que saiu da prisão foi para o Brasil. Mais tarde quando regressou a Portugal ficou uns tempos sem trabalho, mas depressa entrou em algo que ainda não tinha experimentado as telenovelas.

 

Artur com a sua esposa Maria Agostinho e sua filha Emilia.

Foi agraciado em 2010, com a Comenda da Ordem Militar de Santiago da Espada, sempre afirmou ser um homem de bem, estar de consciência tranquila e de bem com a vida. Faleceu em 22 de Março de 2011, tinha 90 anos.

 

VIVA BEM SEJA POSITIVA (O)

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


− 1 = two

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>