COMO NASCEU O FUTEBOL

Como nasceu o jogo de futebol? É uma pergunta difícil de responder, uma vez descoberta a bola o homem sempre chutou e brincou com ela, portanto situar num espaço temporal o início deste entretenimento é praticamente impossível. Sabe-se que a bola era utilizada em muitas culturas e regiões do planeta, para fazer brincadeiras, jogos sem regras ou limites.

 

 

QUANDO NASCEU O FUTEBOL

 Como já foi referido já se joga á bola, fazendo brincadeiras sem regras á muitos séculos, mas o futebol tal como é na atualidade só começava a nascer em 1848 na Inglaterra. Nesse ano criou-se um conjunto de regras e um espaço para chutar a bola e marcar o golo.

 

 

CRONOLOGIA DAS REGRAS E ENTIDADES DO FUTEBOL

 »Em 1862, nasceu em Inglaterra o primeiro clube do mundo o NOTTS COUNTY.

»Em 1871, é criada a posição de guarda-redes.

»Em 1875, foi criado o tempo de duração do jogo 90 minutos.

»Em 1885, nasceu o primeiro profissionalismo no mundo do futebol em Inglaterra, com o objetivo de regulamentar as regras e altera-las se foce necessário.

»No ano de 1888, foi criado a primeira liga de futebol, a organização de torneios iniciasse.

»Em 1891, foi criado o pêlanti.

» Em 1907, foi criada a regra do impedimento.

»Em 1904, foi criado a FIFA, que é o órgão responsável até hoje do futebol planetário, organizando campeonatos, que junta jogadores e adeptos de todo o mundo.

 

 FUTEBOL EM PORTUGAL

 O primeiro jogo de futebol em Portugal, foi realizado em 1888, e passados cinco anos realizou-se um novo jogo desta feita entre uma equipa de Cascais e outra formada por ingleses. Começou assim o entusiasmo e a propaganda do futebol no nosso país, sendo o primeiro clube de futebol português o clube Lisbonense.

 

VIVA BEM SEJA POSITIVO (A)

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


× nine = 18

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>