CDI amigo do coração|previne paragem cardíaca

O cardioversor desfibrilhador implantável (CDI), é um aparelho amigo do coração e do Peito, é um salva vidas para pessoas com problemas e riscos cardíacos. Este aparelho foi pensado nos cardíacos, é leve, pequeno pois tem o tamanho de uma caixa de fósforos e é muito simples.

O QUE É O CDI?

Como referimos o desfibrilhador automático externo é um aparelho de pequenas dimensões, parecido a um pacemaker, e é constituído por um gerador de impulsos e eléctrodos. O aparelho é implantado na zona de músculo torácico debaixo da pele, e os eléctrodos são inseridos numa veia até ao coração.

CAPACIDADE DO APARELHO CDI

A maior capacidade do CDI, é analisar e reconhecer irregularidades no ritmo cardíaco e corrigi-las, evitando assim uma possível paragem cardíaca.

TEMPO DURAÇÃO DO APARELHO

O aparelho tem uma vida útil máxima normalmente até aos 7 anos. Após isso é necessário substituir a bateria através de nova intervenção cirúrgica.

COMO FUNCIONA O CDI

Este aparelho funciona como um computador, recolhe os dados do ritmo cardíaco do paciente e regista as irregularidades tal como num electrocardiograma. Por exemplo se detetar arritmias cardíacas, começa de imediato a enviar pequenos impulsos de estimulação ao coração, revelando-se muito eficaz em cerca de 90% das situações.

DOENTES QUE DEVEM USAR O CDI

»Doentes que já tiveram, paragem cardíaca e precisaram de reanimação;

»Doentes que possuem, taquicardia ventricular e não a controlam com medicamentos;

»Insuficiência cardíaca e deficiência ventricular;

»Lesões no músculo do coração devido a ataque cardíaca anterior;

»Doentes com risco elevado de sofrer arritmias.

»Uma situação em que seja recomendado pelo médico.

OS DOENTES COM CDI PODEM TER UMA VIDA NORMAL?

Um dos objetivos do desfibrilhador automático externo é proporcionar ao portador uma vida normal. Assim as tarefas diárias podem ser desempenhadas dentro da normalidade, o trabalho, caminhar, andar de bicicleta, praticar natação, a vida sexual, tudo isto depois da colocação do CDI podem ser feito em segurança. A prática de exercício físico recomenda-se mas de forma moderada, quanto ao mergulho e a escalada devem ser evitados.

 

CIRURGIA DE IMPLANTE

 A cirurgia é muito simples, demora cerca de 45 minutos. A anestesia é local e normalmente o doente tem alta no dia a seguir ácirurgia, sem qualquer complicação.

TAXA DE IMPLANTE DE CDI EM PORTUGAL

Na saúde cardiovascular a taxa de implante em Portugal é muito mais baixa que no resto da Europa, cerca de 60 por milhão de habitantes, isto porque o custo do aparelho é elevado varia entre os quinze mil e quarenta mil euros. Mas não nos podemos esquecer que a relação preço eficácia é muito boa na prevenção da morte súbita, reduzindo a mortalidade em cerca de 20%.

PARA MAIS INFORMAÇÕES

 Associação Portuguesa de Portadores de pacemaker e CDIs

Rua da Fabrica Velha Central Camionagem Portas, 209-210

3100-438 Pombal

 Tel. 236207228

Delegação em Lisboa

Rua de Fanares, 17, 2ºEsqº

2725-307 Mem Martins-Lisboa

Tel. 219218606

 

 

3 comentários a “CDI amigo do coração|previne paragem cardíaca”

  1. Boa tarde! Tenho um parente internado em hospital publico com dificuldades de conseguir um CDI (Cardiodesfribilador implantável), voces conseguem fornecer tal equipamento para que eu possa então prover para o hospital?
    Se sim, qual o custo de aquisicao?
    Qual o prazo de entrega?
    Voces tem algum representante no Brasil?

    Desde já agradeco e aguardo retorno!

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *