Saúde

ARTRITE REUMATÓIDE|sintomas||diagnóstico|tratamento

Doença artrite reumatóide pode ocorrer em pessoas de qualquer idade inclusive crianças, é uma doença inflamatória crónica cujo os doentes apresentam inflamação nas articulações e em volta dela, podendo também afetar outros tecidos no organismo. É conhecida pela sigla AR e afeta sobretudo mulheres, o pico da doença é normalmente entre os 30 e 50 anos de idade. A artrite reumatóide pertence a um grupo chamado Doenças Reumáticas Sistémicas, á semelhança de outras doenças reumáticas podem não afetar só as articulações mas também outras partes do organismo tais como; pele, pulmões e os olhos. Assim tratando-se de uma doença complexa, generalizada e com muitos efeitos, o tratamento para artrite deve ser seguida e acompanhada por especialistas, os médicos reumatologistas.

SINTOMAS DA ARTRITE REUMATÓIDE

Os seus sintomas são muito variados, podem surgir muito de repente. Em casos mais graves pode surgir de manhã uma rigidez, que afeta todas as articulações do corpo. Como já foi mencionado, a inflamação pode afetar outras partes do corpo, os olhos podem ficar vermelhos e irritados, nestas situações o paciente deve consultar um oftalmologista. Os pulmões podem também ser afetados, é importante informar o seu médico se sentir falta de ar. Os pequenos vasos sanguíneos podem ficar inflamados a isto chama-se vasculite, causando irritação, erupções cutâneas e em alguns casos úlceras.

DIAGNÓSTICO DA AR

Conhecer o historial do doente, acompanhada de um exame físico específico, análises simples ao sangue são normalmente o necessário para o medico elaborar o diagnóstico de AR. Uma contagem aos globos vermelhos do sangue para saber se o paciente tem anemia (sintoma da AR), velocidade de sedimentação de eritrócitos mostra se a inflamação ainda está ativa. O RX também é um meio de diagnostico principalmente no inicio do problema, pois servem para comparar a evolução da doença, são feitos essencialmente ás mãos e aos pés.

TRATAMENTO

Os grandes objetivos do tratamento são:

. Controlar as crises;

. Aliviar os sintomas;

. Manter a força muscular;

. Conseguir preservar os movimentos das articulações.

No hospital terá á sua disposição médicos especialistas, para ajudar o doente a ter uma vida o mais normal possível e com melhor qualidade de vida. No tratamento com recurso a medicamentos existe 2 grupos os medicamentos anti-inflamatórios não esteróides e os analgésicos para aliviar a dor. Chá tambem é  uma opção para aliviar a doença.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.