PESCAR DOURADAS|Locais e hora|iscos|a picada

A pesca da dourada atinge o seu ponto máximo, assim que chega o tempo quente. Os pescadores lúdicos de surf casting, assim que começa o Verão ficam atentos aos pesqueiros deste grande troféu de pesca. A dourada é um peixe muito seletivo em relação aos iscos, esquisito com os pesqueiros e luta bastante até ser trazido para terra. Assim a dourada é um peixe que exige muito do pescador, para conseguir pescar os lançamentos têm que ser bem feitos, precisos, com muita paciência e persistência.

Grande dourada.

         

LOCAL E HORAS

Em qualquer praia pode apanhar uma boa dourada mas de uma maneira geral, os melhores fundos para apanhar este peixe de respeito são os mistos de areia e rocha, pequenas enseadas formadas pelos canais, é ai que elas costumam estar. Um ponto forte tambem para pescar esta espécie é nos pontões ou pés de galo, elas adoram o mexilhão agarrado aos pilares e pedras. As douradas gostam das águas calmas, límpidas e com alguma corrente. Quanto ás horas o importante é mesmo conhecer muito bem o spot, pois as douradas, adquirem rotina e por norma costumam passar sempre por volta da mesma horta é uma questão de estar atento. Para a maioria dos pescadores e comprovados com resultados, as melhores horas é ao nascer e ao por do sol.

 

ISCOS

Como já referimos é um peixe muito desconfiado, assim o isco deve estar relacionado com o meio, o mais natural é sentir-se atraída por um alimento que se encontre no local, é muito raro atacar iscadas diferentes do alimento local, embora se possa sentir tentada.

O caranguejo um dos melhores iscos.

 

OS ISCOS MAIS PRODUTIVOS

»A salsicha: È um isco muito produtivo, deve ser iscada em fatias.

»Bibi: É um isco que só é apanhado a sul de Portugal, os pescadores do centro e norte tem dificuldadesem arranjar. Amaneira de iscar é colocar inteiro no anzol.

»Mexilhão: É muito bom para pesca, pode ser iscado inteiro com a casca, ou se preferir sem a casca.

»O caranguejo: Por muitos considerado o isco Rei na pesca ás douradas, pode ser iscado inteiro ou partido e se preferir iscado com agulha.

»Titã: É um isco muito completo e muito utilizado no surf casting, no caso de pesca ás douradas grandes, utilize uma tira deste isco fresco atada com elástico.

 

A PICADA

No pesqueiro devemos manter a linha esticada ao fim do lançamento, deixar a embraiagem do carrete afinada para que o peixe não sinta qualquer pressão e que possa levar algum fio. Existem tambem alguns pescadores que fazem o contrário usam a linha folgada, mas no nosso ponto de vista a primeira técnica dá melhores resultados, porque quando a dourada se mexe muito com o anzol no boca fica mais fácil desferrar-se se o fio estiver folgado. Não é preciso ferrar o peixe como se lhe quiséssemos arrancar os dentes, mas sim com uma certa tensão, pois a tensão e força “informa-lhe” logo se é um a grande ou pequena, as douradas grandes fazem uma força incrível. Se mantiver a linha em tensão controlada o peixe vai se cansar e vai acabar, esgotada mesmo os grandes exemplares. Com muita calma vamos nos preparando para os metros finais, é aqui que muitas vezes se perde as douradas, quase a chegar á mão do pescador. Devemos nesta fase deixa-la correr tanto para a direita como para a esquerda paralela á praia, para baixo ou para cima, deixar o animal andar um pouco á vontade, só quando a dourada começar a dar reviravoltas e estiver deitada de lado é o sinal claro que está pronta para ser recolhida, aproveitando as ondas para a trazer até nossos pés.

 

VIVA  BEM  SEJA POSITIVO(A)

1 comentário a “PESCAR DOURADAS|Locais e hora|iscos|a picada”

  1. Parabéns,
    Este post foi conseguido, pois qualquer principiante da pesca à dourada encontra aqui o que precisa!
    cmps

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


8 − = five

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>