TÂMARAS| benefícios nutricionais e saúde |dicas

Tâmara é um alimento muito importante no Médio Oriente, em especial nas zonas mais desérticas, devido á escassez de alimentos. Este fruto é muito rico a nível nutricional, tem enormes benefícios na saúde, conheça as fantásticas propriedades este alimento. 

ALGUMAS DICAS RÁPIDAS:

»Comer três tâmaras por dia, aumenta substancialmente o passaporte para uma vida longa e saudável.

»Tâmaras reduzem o colesterol e melhora a circulação do sangue.

»Tâmara moída é óptima para hidratar a pele, devido aos seus óleos ricos em propriedades.

»Possui importantes propriedades e benefícios na saúde, devido aos seus nutrientes que fornece ao nosso organismo.

QUAIS SÃO OS BENEFÍCIOS NUTRICIONAIS DA TÂMARA?

A tâmara é altamente nutritiva devido á sua composição conter; proteínas, açúcares, sais minerais, vitaminas principalmente a vitamina C. A título de curiosidade e para ficar a saber, a tâmara tem em vitamina C em relação á banana até mais 100 vezes, em relação á laranja até mais 17 vezes, é extraordinário não é? Mas não é tudo sobre este super alimento, é muito doce, altamente apetecível e muito rica em fibras, potássio, ferro e cálcio.

 

»Hidratos de carbono simples e complexos:

Na composição da tâmara 72% são hidratos de carbono simples e complexos, o que faz deste fruto um alimento muito energético, seno um alimento ideal, para desportistas, crianças e trabalhos enérgicos.

»Minerais:

Os minerais são importantíssimos no nosso organismo, a tâmara ajuda a manter os níveis necessários. Os sais minerais são fundamentais e ajudam a manter o equilíbrio de fluidos, controlar a contracção muscular, o transporte do oxigénio para a parte muscular e regular o metabolismo energético do organismo.

»Açúcares complexos:

Devido á sua composição de açucares complexos, permite que o organismo tenha um metabolismo lento e demorado. Assim é uma propriedade muito interessante para quem pratica esforço físico ou mental muito prolongado, onde é exigido enorme resistência.

»Vitaminas:

As tâmaras para além da já referida vitamina C, também é rica em vitamina B5, que proporciona efeitos tranquilizantes e relaxantes, criando um bem-estar e funcionando muito bem como um anti-stress. Também é um fruto óptimo para que sofre de insónias ou tem dificuldades em dormir, isto porque tem na sua composição triptófano que estimula a formação de melatonina de moda a contribuir para ter um sono tranquilo e descansado.

QUAIS OS BENEFÍCIOS PARA A SAÚDE?

Hoje confirma-se e tiram-se proveito, de todas as qualidades curativas que as tâmaras tinham na antiguidade.

» Celulose e frutose:

O seu valor deve-se me grande parte á composição em celulose e frutose, que são recomendadas para situações de mau funcionamento da flora intestinal, pois funcionam como um ligeiro laxante.

»O ferro:

É também um nutriente que compõe a tâmara, é recomendado para quem padece de problemas hepáticos e anemias.

»Vitaminas A, B e C:

Fortalece naturalmente o organismo de gripe, viroses, infecções urinárias e respiratórias.

»Potássio:

Importante para preservar os nossos ossos, pois ajuda a manter a estrutura óssea. Regula e mantém a pressão sanguínea. Mas tenha sempre em atenção que o potássio é eliminado do corpo sem risco de toxidade para as pessoas que não tenham problemas renais. Pois para as pessoas com função renal anormal devem, monitorizar a ingestão porque podem não ser capaz de eliminar a quantidade adequada.

»Mais benefícios na saúde:

Estimula o apetite, beneficiando assim nos transtornos de estômago e intestinos associados á inapetência.

VIVA BEM SEJA POSITIVA (O)

One single comment

  1. Mayari Peres diz:

    A informação que obtive aqui foi de grande proveito no sentido de me orientar com ralação ao modo de consumir tâmaras secas, e os benefícios que o hábito do consumo podem favorecer minha saúde.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*


6 × = forty eight

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>