Coaching – implante o seu plano saúde e bem-estar

O Coaching é cada vez mais procurado conheça as suas vantagens, desde pessoas interessadas em fazer cursos de coaching, ou apenas a procura de ajuda  por parte de empresários, estudantes e muito mais de um Coach . Os objetivos podem ser muito abrangente , como por exemplo emagrecer, deixar de fumar, ou concretizar uma meta, não exite  procure a ajuda de um Coach e comece a implantar o seu plano de saúde, bem-estar e muito mais.
É muito habitual dizer-se que na ausência de doenças existe saúde, mas segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), saúde em pleno é um estado de completo de bem-estar físico, mental e social, portanto não se resume apenas na ausência de uma doença.

Os mais importantes componentes da saúde e mais relevantes são a saúde física e psíquica. Mas no entanto é difícil separar dos factores físicos e psíquico a doença.

A interligação entre corpo e mente, influencia o nosso estado de saúde.
A saúde que mostramos ou revelamos está ligada directamente, com o nosso estilo de vida, prática de desporto, o stress, sono, o repouso, dieta alimentar, ambiente social, a própria personalidade, relacionamentos, pensamentos, onde e como vivemos, onde trabalhamos e como o fazemos. Ou seja tudo o que nos rodeia nos influencia directa ou indirectamente.
Há pessoas que querem mudar algo nas suas vidas, coisas simples que muitas vezes fazem toda a diferença. Podem até ser desejos de eliminar hábitos menos saudáveis, como o fumar, beber ou até perder uns quilos a mais.
De uma maneira geral todo o ser humano, deseja estar bem e na sua plenitude máxima, portanto estar bem na vida e sentir harmonia. Por vezes a falta de motivação, de um método, estratégia ou planeamento, acabam por fazer com que a pessoa desiste e nunca chegue a atingir as metas que pretendia. É precisamente aqui que entra uma nova forma para atingir esses resultados O COACHING.

fig1. aprenda a acertar no alvo e realizar o seu plano.

O QUE É O COACHING?

O Coaching é um método inovador que promove a mudança, isto através de pensamentos estimulantes, positivos e criativos. Conduzindo assim a pessoa, á inspiração e á maximização do potencial pessoal e profissional, que muitas das vezes permanece “escondido”.

QUAL É O OBJECTIVO DO COACH?

O objectivo do Coach é auxiliar as pessoas, a estruturar e a estabelecer objectivo e metas, ou seja acertar no alvo da plenitude. O Coach tem um papel de suporte, para desenvolver ou aperfeiçoar competências, capacidades e talentos intrínsecos a cada indivíduo. Este método é uma ajuda fundamental, para planeamento dos passos necessários e para o desenvolvimento estratégico para que permita alcançar um determinado fim. É esta relação de cooperação, que conduz a um melhor desempenho e aumento de qualidade de vida.

O QUE SÃO OS COACHES?

Os Coaches são formados para ouvir, observar, perspectivar e assistir, acreditando nas potencialidades, capacidades de criatividade e riqueza de cada indivíduo. É uma profissão nova e inovadora, resultante da síntese dos melhores conceitos de gestão, consultoria, psicologia, filosofia, desporto e desenvolvimento pessoal. Apesar do Coaching combinar conhecimentos com outras disciplinas, é um processo que promove a mudança de uma forma distinta e única, com o objectivo de criar uma vida ideal, numa perspectiva também ela individual.

O COACHING É DIRIGIDO PARA QUALQUER PESSOA?

Sim, é um método dirigido para qualquer indivíduo independentemente da sua posição na sociedade, o grande objectivo é satisfazer uma variedade de propósitos e objectivos. Os Coaches trabalham com executivos, gestores, empresários, empreendedores, artistas, pais, estudantes e famílias, entre outros.

fig2. com a ajuda de um Coach realize os seus planos, acerte no alvo.

O COACHING É UMA FORMA DE TERAPIA, ACONSELHAMENTO OU PSICOLOGIA?

Não é uma forma de terapia, nem de aconselhamento e psicologia. Mesmo recorrendo aos mesmos modelos, não pode ser considerada uma intervenção terapêutica. Isto porque, a psicoterapia foca-se em sentimentos e experiências centrando-se em assuntos passados, enquanto o Coaching é orientado para estabelecer metas e encorajar, partindo do actual em direcção ao futuro. O regresso sistemático ao passado de experiências ou momentos vividos, por parte de uma paciente funciona como um sinal de alarme para o Coach, o que deve encaminha-la para um psicoterapeuta.

O COACHING DE SAÚDE E BEM-ESTAR

Desde há alguns anos que existe uma ideia em crescimento, a de ter uma vida equilibrada. Muito se fala agora de hábitos de vida saudável, exercício físico, alimentação biológica, ecologia e de tudo o que possa trazer bem-estar e qualidade de vida. De acordo com os princípios de equilíbrio entre corpo e natureza, mudar os comportamentos é um desafio mundial.
Maior parte dos profissionais que existem e que trabalham na área do bem-estar, estão como que embebidos na tradição médica. Poucas são as situações em que existe uma responsabilização do paciente no sentido de mudar o comportamento.
Porém há profissionais que nem sempre abordam a situação dos pacientes numa óptica médica. Estes gostam de educar, acreditam que fornecem às pessoas a melhor informação acerca da sua saúde, fará a diferença, sem qualquer dúvida.
No entanto não basta falar de mudanças de hábitos e estilos de vida, há que fazer algo mais.

E SE ALIARMOS AOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE UM COACH?

Se aliarmos aos profissionais de saúde um Coach, que suporte o paciente na sua saúde e bem-estar no total, inspirando-o e invocando o seu crescimento e desenvolvimento pessoal, os benefícios são brutais. É aqui que entra o Coaching de saúde e bem-estar, uma área emergente e ainda muito recente em Portugal, que continua a redefinir-se a si própria. O Coach de saúde ajuda o paciente a entender e a melhorar a sua saúde, estimulando-o para a descoberta de soluções que melhorem a sua condição.

PRINCÍPIOS DO COACHING DE SAÚDE DE BEM-ESTAR:

Os princípios basilares do Coaching são transversais a qualquer tipo de Coaching, seja de saúde, de executivo ou negócios. A aplicação dos mesmos na perspectiva do Coaching de saúde e bem-estar tem o seguinte formato:

» O paciente é parte integrante do processo de cura, o indivíduo é visto e aceito tal como é. O Coach apenas acciona o processo de auto-motivação, numa base de confiança e proximidade.

» Requer um envolvimento total do paciente, abrangendo todos os aspectos da sua vida.

» Acompanha-se o paciente na concretização dos seus objectivos, deixar de fumar, emagrecer, gerir melhor o stress, alterar hábitos. Definir uma estratégia e plano de acção conjuntos, que não passa por dar receitas ou soluções. Isto requer um grande envolvimento e determinação estando sempre de acordo com os objectivos e a agenda do paciente.

» A relação de Coaching é desejada, o que também naturalmente promove a possibilidade de um desenvolvimento pessoal, de crescimento e descoberta, onde se reforça auto-reflexão, a auto-consciência, a auto-estima e a auto-cura.

VANTAGENS DO COACHING DE SAÚDE NATURAL:

Um dos obstáculos ao desenvolvimento de um plano de saúde natural é os custos inerentes aos tratamentos. No entanto se analisarmos a relação custo-benefício, verificamos que se revela muito superior relativamente ao uso de terapêuticas farmacológicas.
O Coach pode ajudar o paciente a verificar este facto e contribuir para uma maior consciencialização das vantagens inerentes às terapêuticas não convencionais. Pode também contribuir para que o paciente coloque em prática o seu plano terapêutico, através do recursos a técnicas variadas, com o objectivo de atingir o estado de saúde adequado á sua condição.

A cooperação do Coaching, como complemento ás consultas de Naturopatia, Homeopatia e Osteopatia, no sentido de promover o envolvimento do paciente e por vezes da família, pode contribuir para atingir os objectivos nas áreas da saúde que pretende melhorar.

QUE MEDIDAS E VANTAGENS DEVERIAMOS TER PRESENTEMENTE E NO FUTURO SOBRE O COACHING?

Todos os profissionais de saúde deveriam ter o papel de Coaches, sendo verdadeiros agentes para a promoção da saúde, não se centrando apenas na doença e no tratamento dos sintomas, mas no objectivo da manutenção de um nível elevado de qualidade de vida e bem-estar do paciente, através de medidas preventivas.
Educar para a saúde deve ser por isso o propósito de qualquer agente de saúde. E essa educação deve começar pelas crianças, nas escolas, para que se comece desde muito cedo a incutir valores e hábitos de vida para a saúde e bem-estar, no sentido de atingirmos, nas gerações vindouras, níveis aceitáveis de saúde e qualidade de vida.

PARA MAIS INFORMAÇÕES:

BeHealthy – Clínica de Saúde Natural

Dra. Aldina Costa (Coach de saúde e bem-estar, certificada pela ICF)

Telf.219416210

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *