Linhaça – Um alimento poderoso que o nosso corpo agradece.

A linhaça é um alimento sem qualquer dúvida importantíssimo, recheado de nutrientes que oferecem muitos benefícios ao nosso corpo. É uma semente fácil de acrescentar á nossa alimentação diária, conheça os benefícios da linhaça, as melhores  mascaras de beleza para a pele e cabelo, bem como a quantidade ideal diária desta semente. 

QUAIS OS GRANDES MOTIVOS PARA O CONSUMO DESTA SUPER SEMENTE LINHAÇA:

1-Em defesa do cólon: A semente linhaça tem 27 componentes anticancerìgenos, entre eles os que previnem o tumor do cólon.

2-Anti-TPM: O consumo diário da linhaça, ajuda a equilibrar os níveis hormonais.

3-Óptima na gravidez: Porque ajuda contra a prisão de ventre, que é uma situação característica nas grávidas.

4-Controla o peso: É uma semente rica em fibras, como tal ajuda a reduzir a absorção de gorduras e promovem a saciedade.

5-Óptima para estimular o cérebro: A linhaça tem um poderoso efeito antioxidante, evitando que os neurónios morram.

6-Uma prenda para o seu coração: A semente possui nutrientes que inibem a formação de placas nas artérias, prevenindo assim o enfarte.

7-Diabetes sob controle: A linhaça é uma fonte rica em ómega-3, substância que melhora a acção da insulina, levando a uma melhor regulação da taxa de açúcares no sangue.

8-Protecção ã mama: Segundo estudos realizados, esta super semente consegue evitar a metástase (expansão do tumor pelo organismo).

9-Esperança no tumor da próstata: A linhaça contém lignina, este nutriente é um composto que retarda o cancro na próstata.

COMO PODE SER ENCONTRADA E VARIEDADES QUE EXISTEM NO MERCADO?

MARROM: É originária de regiões mediterrânicas e cultivada em locais com um clima quente e húmido. A casca é mais dura e resistente do que a variedade dourada, o que pode diminuir a biodisponibilidade dos nutrientes. Por isso é muito importante processa-la levemente antes do seu consumo. Tem um sabor mais acentuado. Um ponto negativo é que o seu cultivo é feito com uso de produtos tóxicos.

DOURADA: O seu cultivo é feito em regiões de climas frios. As sementes vendidas em Portugal normalmente são importadas do Canadá. Tem os mesmos nutrientes que a marrom, mas a sua casca é mais fina e o seu sabor é mais suave. Outra vantagem é que o seu cultivo é um processo completamente orgânico, ou seja não tem no cultivo qualquer tipo de produtos químicos.

FARINHA: É o resultante após a moagem das sementes. É a opção mais interessante para se obter, facilmente nutrientes como proteínas, fibras e em especial a lignina.
Tenha em atenção, quando comprar ler bem o rótulo do produto, porque se estiver escrito que o pó é parcialmente desengordurado, isso significa que tem um teor menos de ómegas e de lignina, quando comparado com a semente original.

CÁPSULA: É a forma mais simples de tomar o produto, as cápsulas são compostas pelo óleo de linhaça. É rica em ómega 3 e 6 e usada como suplemento para quem precisa complementar a dieta com esses nutrientes. Este produto deve ser prescrito por um nutricionista, o produto em cápsulas deve estar reconhecido e registado pelo Ministério da saúde para que se comprove a sua genuidade e toda a sua composição.

ÓLEO: A sua obtenção só é possível por meios industriais. É prensado a frio e assim como as cápsulas, é rica em ómegas. Algumas das propriedades estão na casca da linhaça, logo não estão presentes quando somente o óleo é ingerido. Prefira os óleos não refinados e que estão em frascos com vidro escuro, pois a exposição á luz, calor e oxigénio, provoca oxidação e perda de nutrientes.

A LINHAÇA É UM SUPER ALIMENTO?

A semente faz parte de um grupo de super alimentos para a saúde do nosso corpo, ela oferece substâncias capazes de prevenir e ajudar no tratamento natural de doenças. A semente é composta de 46% de ómega-3, 15% de ómega-6 e 24% de ómega-9.

ONDE POSSO COMPRAR E COMO DEVO CONSERVAR A LINHAÇA?

A linhaça pode comprar nas lojas de produtos naturais ou mesmo em super mercados.
Quanto aos cuidados de conservação, se optar por comprar em locais de venda a granel, observe a forma como é armazenada e prefira os estabelecimentos que vendam recipientes pequenos, pois a reposição é mais frequente. Em casa o óleo e a farinha devem ser guardados na geleira e ao abrigo da luz, já que os ácidos oxidam facilmente. Quanto á conservação das sementes inteiras devem ser guardadas em recipientes hermeticamente fechados em local escuro fresco e seco.

QUAL A QUANTIDADE IDEAL DE CONSUMO?

Segundo a maioria dos estudos feitos, recomendam uma quantidade entre uma a duas colheres de sopa da semente inteira ou moída. Quanto ao óleo a recomendação, é de uma colher de sobremesa por dia e no caso das cápsulas, pode variar entre duas e quatro unidades. Quanto a horários ou refeições não existe nada definido para se tomar, o principal e o mais importante é realizar a ingestão da linhaça, manter um consumo diário para que seus efeitos benéficos grandiosos na saúde possam ser observados.

A LINHAÇA É SUPER EM RELAÇÃO A MUITOS OUTROS ALIMENTOS (alguns exemplos)

A linhaça tem:
»63 vezes mais ómega-3 do que o óleo girassol.
»11,4 vezes mais fibras do que o arroz integral cozido.
»20 vezes mais fibras do que os flocos de milho.
»4 vezes mais fibras que a aveio de flocos.
»21 vezes mais ómega-3 do que o atum.
»3 vezes mais fibras que o grão de bico.
»1,5 vezes mais ómega-3 que o salmão.

LINHAÇA NA COSMÉTICA E ESTÉTICA

A linhaça também proporciona otimas receitas cosméticas, com resultados fantásticos não só na saúde como estéticos. No sentido de ajudar a utilizar este super produto da natureza, apresentamos-lhe duas mascaras de beleza, uma para o rosto e outra para o cabelo.

MASCARA PARA O ROSTO

»Ingredientes:

.2 colheres de sopa de linhaça,

.10 colheres de água filtrada,

.20 cl de água,

.1 colher se sopa de flores secas de camomila.

»Preparo:

.Coloque a agua a aquecer para fazer o chá com as flores secas de camomila, assim que ferver desligue e coloque as folhas, abafe e deixe em infusão durante 15 minutos. Deixe ficar frio e coe para uma chávena de chã;

.Deixe a semente da linhaça de molho durante uma noite inteira na água, coloque depois num liquidificador, juntamente com a chávena de chá de camomila;

.Passe o líquido em seguida por um coador, que tenha uma malha fina;

.Misture tudo muito bem.

»Aplicação da mascara:

.Com o chá frio de camomila que sobrou, humedeça dois discos de algodão e coloque sobre os olhos;

.Aplique de uma forma uniforme a mascara em todo o rosto (devidamente limpo, por exemplo com sabonete de argila);

.Relaxe, deite-se confortavelmente e deixe atuar cerca de 30 a 40 minutos;

.Retire toda a mascara delicadamente no duche, com água tépida e aplique um bom hidratante para finalizar o processo.

»Benefícios: Sua pele vai ficar fantástica, esta máscara combate, o cansaço da pele e a desidratação.

MASCARA PARA O CABELO

»Ingredientes:

.2 colheres de sopa de semente de linhaça,

.10 colheres  de água filtrada,

.20 cl de água,

.1 colher de sopa de alecrim seco e 2 colheres de sopa de alecrim fresco,

»Preparação:

. Coloque a agua a aquecer para fazer o chá com o alecrim seco e fresco, assim que ferver desligue e coloque a planta, abafe e deixe em infusão durante 15 minutos. Deixe ficar frio e coe.

.Deixe a semente da linhaça de molho durante uma noite inteira na água, coloque depois num liquidificador, juntamente com uma chávena de chá de alecrim;

.Passe o líquido em seguida por um coador, que tenha uma malha fina;

.Misture tudo muito bem.

»Aplicação da mascara:

.Lave muito bem o cabelo com champô, enxugue toda a zona capilar;

.Aplique a mascara de uma forma uniforme por todo o cabelo;

.Faça movimentos circulares e passe os cabelos por entre os dedos;

.Envolva a cabeça com uma toalha húmida e deixe atuar durante 30 a 40 minutos;

.No duche com água tépida enxagúe bem, e aplique o produto da sua preferência;

»Benefícios: É o tratamento ideal para cabelos secos, desvitalizados e quebrados devido aos produtos químicos. Além disso tambem trata algumas doenças capilares.

»Contra-indicações: Esta mascara devido á presença do alecrim não é recomendada a mulheres grávidas, hipertensos e pessoas que sofram de epilepsia.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *