Treine o seu coração – 14 razões para fazer exercício físico

Treine o seu coração com exercício físico conheça as razoes mais importantes para praticar exercício, sempre é melhor alguma actividade mesmo que seja pouco intensa do que se dedicar inteiramente ao sedentarismo. Mas não se esqueça ser activa é fundamental para a saúde cardiovascular, pelo simples facto de ser um músculo ou melhor ainda, é mesmo o músculo do organismo que responde mais ao exercício físico. Existem pelo menos três tipos de exercícios vitais para ter um coração cheio de força e em forma o treino aeróbico, o muscular e os alongamentos.

Atividade aeróbica
A actividade física aeróbica ou o treino cardiovascular é importante para a saúde do seu coração. Qualquer actividade que faça aumentar a sua pulsação cardíaca e a faça respirar de forma mais profunda fará muito bem ao seu coração e á sua beleza. Essas actividades pode ser andar a pé, correr, nadar, dançar ou mesmo treinar em máquinas do ginásio.
Durante a actividade física, os vasos sanguíneos dos músculos dilatam, permitindo que corra mais sangue entre as células.

Sugestão:

Faça 30 minutos de marcha ligeira, com um andamento de cerca de 7 km por hora, três a cinco vezes por semana.

Atividade de resistência e musculação
Os exercícios de força ou o treino de resistência ajudam a tornar os seus músculos mais fortes, a ficar com o corpo mais torneado, fortalecem os ossos e protegem as articulações de lesões.
O treino de resistência não aumenta a aptidão de seu coração da mesma forma que o exercício aeróbico, no entanto ajuda-a a controlar o seu peso porque o tecido muscular queima mais calorias do que gordura.

Sugestão:

Faça cerca de 20 minutos de pesos ou aparelhos duas vezes por semana. Um programa básico deve incluir 8 a 10 exercícios diferentes que utilizem os músculos das pernas, tronco, braços, peitorais e ombros.

Alongamentos
Os alongamentos são exercícios muito bons para ajudar a aumentar a flexibilidade muscular, que promovem o alongamento das fibras. Promovem o bom funcionamento do corpo dando mais agilidade e elasticidade aos músculos. Os benefícios fazem-se sentir na redução da tensão muscular, na prevenção de lesões, activação da circulação e na preparação do corpo para outras actividades físicas.

Sugestão:

Faça 10 a 15 minutos de exercícios de alongamentos pelo menos duas vezes por semana. Deve incluir cerca de oito a dez exercícios, que trabalhem a maior parte dos músculos do corpo e membros.

Reconhecimento do Ministério da Saúde e Organização Mundial de Saúde

O reconhecimento de que a inactividade física é um importante factor de risco de doenças cardiovasculares, por parte de entidades como o Ministério da Saúde e a própria Organização Mundial de Saúde, e estudos feitos pelas mesmas revelam muito sobre o estilo de vida.

Vida sedentária é responsável por:
54% Do risco de morte por cardiopatia;
50% Pelo risco de morte por acidente vascular cerebral;
37% Pelo risco de morte por cancro.
Ainda com bastante relevância e merecendo uma nota negativa porque também são factores de risco motivador de doenças o tipo de alimentação e o fumo.

14 RAZÕES PARA FAZER EXERCÍCIO

1-Tem mais produtividade no trabalho.
2-Aumenta a sua capacidade para trabalhos físicos.
3-Tem mais disposição para outras actividades.
4-Aumenta a sua força muscular.
5-Ajuda o coração e os pulmões a trabalharem de forma mais eficaz.
6-Fortalece os músculos.
7-Tem maior flexibilidade.
8-Consegue mais energia.
9-Melhora a sua imagem.
10- Fica mais resistente á fadiga.
11-Ajuda-a a controlar sintomas depressivos e ansiosos.
12-Vai sentir-se mais relaxada e menos tensa.
13-Dorme melhor.
14-Diminui o risco de alguns cancros, como o cancro do cólon e nos homens o da próstata.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *