Saúde

Sal – o equilíbrio é o segredo da saúde

O sal é um mineral essencial à vida animal, é importante é ser ingerido em quantidades certas. É composto principalmente por cloreto de sódio, a sua utilização saudável está no equilíbrio da quantidade utilizada. É um sólido cristal de cor branco,rosado ou acinzentada, geralmente obtido através da água do mar ou de depósitos de rocha. Os dois principais componentes do sal são os iões (partículas) de sódio e o cloreto, ambos necessários para a sobrevivência de todos nós. O sal está envolvido na regulação do conteúdo de água do organismo, ou seja, no equilíbrio de fluidos, bem como no equilíbrio do pH do sangue. O consumo excessivo de sal pode aumentar o risco de problemas de saúde, sendo a hipertensão (tensão arterial elevada) a doença mais relacionada com o seu excesso. Mas tal como tudo, o equilíbrio é o segredo da saúde, já que a carência de sal também acarreta consequências para o organismo.

EXCESSO DE CONSUMO OU DEFICIENCIA

Tanto o excesso como a deficiência de sal na nossa dieta podem levar a cãibras dos músculos ou tontura. Beber demasiada água sem o consumo suficiente de sal pode levar ao risco de “intoxicação por água”, a chamada hiponatremia, que desconcentra os iões de sódio no organismo. O sal que os alimentos contêm é normalmente suficiente para as nossas necessidades diárias. Isso quer dizer que devemos usar o sal refinado para cozinhar e temperar a comida na mesa com cuidado, para não o consumirmos em excesso, porque os próprios alimentos já contêm sal.

RECOMENDAÇÃO

Segundo o Instituto Nacional de Cardiologia Preventiva, os portugueses ingerem cerca de 20 gr de sal por dia, quando o recomendado é menos de 5 gr por dia!
Tome atenção ás gramas recomendadas, o equilíbrio é o segredo da saúde.

DICAS COM SAL

Além dos componentes indispensáveis para a nossa sobrevivência, o sal tambem pode ser usado para fins domésticos tais como:

»Função bactericida, se juntar em partes iguais sal e bicarbonato de sódio obtêm um otimo desinfetante dentário.

»Se tem peças em cobre que precisem de ser polidas, faça uma mistura de sal, vinagre e farinha, mexa tudo até obter uma pasta, aplique e surpreenda-se com os resultados.

»Na limpeza de ralos e no combate a odores, aplique água a ferver e sal.

»Se gosta de ter flores naturais em jarras, então aplique um pouco de sal na água assim vão durar um pouco mais de tempo.

SOCORRO SALGUEI O COMER

Uma dica muito eficaz e por vezes dá jeito, pode acontecer a qualquer boa mão de cozinha salgar o comer. No caso de ser sopa, junte um pouco de vinagre ou açúcar para anular o gosto. Claro que o sal estará lá mas o paladar ficará bem melhor, podendo assim salvar o almoço ou jantar.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.