Saúde

Ressonar deixe-se disso, saiba como

Roncar durante o sono, é um sinal que não estamos a dormir bem, é um sono sem qualidade, nada tranquilo e incomoda a companhia. Saiba como deixar de ressonar,  conheça as melhores cirurgias, técnicas e dicas para curar o ronco durante o sono

Conheça os melhores tratamentos para deixar de ressonar.

Conheça os melhores tratamentos para deixar de ressonar.

PORQUE RESSONA

Ressonar acontece porque durante o sono pouco saudável, os tecidos moles de algumas pessoas, situados na boca e faringe relaxam e muitas vezes aproximam-se demais, diminui desta forma o canal por onde passa o ar, começando assim a vibração extremamente ruidosa com a passagem do ar.

RESSONAR CASUAL

Pode acontecer que em certos dias a pessoa ressone, devido ao cansaço ou  uma noite de maior consumo de álcool. Existe tratamentos para o sono muito eficazes, isto se o problema residir na dificuldade em dormir com qualidade.

O RESSONAR AFETA MAIS O HOMEM OU A MULHER?

O problema de ressonar afeta muito mais os homens. Segundo uma estatística realizada, afeta cerca de 25 por cento dos homens e só 15 por cento das mulheres. O problema nas mulheres normalmente só aparece depois da menopausa, já nos homens tende a aparecer numa faixa de idades mais cedo.

FATORES QUE PODEM CONTRIBUIR PARA RESSONAR

»Dormir com a barriga para cima;

»Excesso de peso;

»Determinados medicamentos;

»Ingerir bebidas alcoólicas em excesso;

»Consumo de tabaco;

»Problema anatómico na estrutura das fossas nasais

DICAS PARA COMBATER O RESSONAR

»Alterar a posição para dormir;

»Perder peso;

»Não beber bebidas alcoólicas 4 horas antes de se deitar;

»Evitar uso de medicamentos para dormir;

»Retirar sempre as próteses dentárias antes de se deitar;

»Experimente colocar uma mola anti-ressona no nariz á venda nas farmácias.

CIRURGIA INOVADORA

Deixar de ressonar, sem dor nem custos, uma cirurgia inovadora e menos agressiva do que as actuais para a resolução dos problemas de roncopatio e apneia do sono está a ser comparticipada pelo Serviço Nacional de Saúde, desde o ano passado. Para já só se realiza no Hospital de são João, no Porto, mas vai estender-se a todo o País e á Europa.

TÉCNICA PALATOPLASTICA

A técnica palatoplastica por pilares (PPP), consiste na inserção de três pequenos pilares (de material biocompatível) no seu da boca. Esta zona fica mais firme, facilitando a passagem de ar, e impedindo o colapso do véu do paladar, causador da apneia do sono.

TEMPO DE CIRURGIA

A cirurgia, que não demora mais de 15 minutos, pode ser feita com anestesia local ou geral e tem um tempo de recuperação muito baixo.

RECUPERAÇÃO PÓS-CIRÚRGICA

Em 12 a 24 horas, doente está recuperado, não sentindo mais do que uma pequena irritação na garganta, garante o responsável do serviço de Otorrinolaringologista do Hospital São João. Entre seis a oito semanas é o prazo previsto para o doente parar de ressonar.

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.